Análise de Capacidade Produtiva: A demanda

O projeto de análise de capacidade produtiva teve como principal objetivo reestruturar a área de produção da empresa cliente, determinando a real capacidade produtiva desta. A empresa buscava expandir os negócios e realizar investimentos, desse modo, o projeto tornou-se essencial para um crescimento correto e assertivo.

análise de capacidade produtiva

O que foi realizado

A primeira atividade realizada pela equipe da PJ Consultoria e Assessoria foi o estudo da situação atual da produção da empresa. Para isso, foram elaborados fluxogramas e descrições textuais que possibilitaram uma visão ampla das interfaces envolvidas na produção e maior entendimento dos processos da empresa.

Após o mapeamento dos processos, as atividades dos processos produtivos foram cronometradas e o tempo padrão de produção foi determinado, tornando possível calcular a capacidade de produção baseada no maquinário e no número de funcionários já existentes.

Visando potencializar a capacidade produtiva da empresa, foram identificados os gargalos do processo e proposto melhorias. Tais melhorias envolveram a organização e gestão do estoque de produtos finais, elaboração e implantação de uma planilha para controle do estoque de matéria-prima, alteração do layout, formalização da comunicação interna, entre outros.

Por fim, foi elaborado o diagnóstico completo de produtividade, sendo entregues planilhas de simulação da capacidade produtiva, manual de processos, análises de rentabilidade, etc.

Os resultados

Ao fim do serviço de análise de capacidade produtiva realizado pela PJ Consultoria e Assessoria, a empresa cliente obteve uma melhor visão de como expandir os seus negócios, além da otimização dos processos, economia tanto de tempo quanto da matéria-prima utilizada e eliminação de gargalos na produção e melhoria na comunicação interna.

O projeto também se caracteriza como um diferencial para o cliente, uma vez que é perceptível o quanto as indústrias de pequeno e médio porte necessitam de um olhar cada vez mais especializado em seu chão de fábrica.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Análise de Capacidade Produtiva na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI