Planejamento de layout: Se a sua empresa tem um fluxo muito grande de pessoas e materiais, talvez você precise de um projeto de planejamento de layout! Confira este case da PJ Consultoria e conheça mais sobre esse tipo de projeto

Planejamento de Layout: A demanda

O caso ocorreu em uma empresa que realiza instalação e manutenção de guindastes e recebe os mesmos de outra empresa. Como essa estava expandindo seu portfólio e, consequentemente, a quantidade de produtos, o cliente almejava condições para acompanhar esse crescimento.              

A empresa cliente buscava solucionar a falha na disposição dos departamentos e das ferramentas, o que tornou essencial a realização de um projeto de planejamento de layout na empresa.    

 

planejamento de layout

 

O que foi realizado           

Na primeira etapa do projeto foram estudadas as metodologias e ferramentas de planejamento de layout mais adequadas à demanda, que serviram como base para o projeto. Além disso, foi feito o diagnóstico do layout atual e a análise do processo do fluxo de movimentação da empresa, de modo a compreender melhor o espaço e as plantas já existentes.

Após as análises iniciais, a equipe elaborou um plano de mudanças em conjunto com a empresa cliente e houve uma verificação da viabilidade das mudanças propostas, considerando-se o investimento e as melhorias trazidas por cada uma.                                         

Visando otimizar a movimentação e a utilização do espaço físico, foi definido um novo layout alinhado à realidade da empresa. Em paralelo a essa etapa, foi definida a aplicação dos 5 sensos na empresa, com um acompanhamento às mudanças estabelecidas. Tal metodologia baseia-se na implantação da qualidade total, tendo em vista os sensos de utilização, organização, limpeza, disciplina e higiene da empresa.                                          

Ao final do projeto, foram entregues planilhas e documentos que servirão de suporte ao responsável pela implantação do novo layout.                                         

 

Os resultados 

Com o projeto da PJ Consultoria & Assessoria a empresa cliente pode implantar um novo layout em uma área que anteriormente não era utilizada por processos produtivos. Com a implantação do desenho da nova planta, foi possível obter maior eficiência nas manobras dos caminhões, além de um melhor aproveitamento do espaço disponível, de maneira a aperfeiçoar a disposição dos departamentos e das ferramentas. Dessa forma, o cliente pode acompanhar melhor o crescimento de sua fornecedora.

 

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Planejamento de Layout na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI