Ciclo PDCA: Desde o surgimento da civilização, as associações comerciais se fazem presentes para construir uma base de mercado na sociedade. Não obstante, o avanço das possibilidades de inter-relacionamentos exige metodologias mais eficazes para consolidar os pilares empresariais.

É certo que uma empresa, seja qual for o seu tamanho, procura impactar a sociedade com eficácia em suas ações. O “ciclo PDCA” sem dúvidas é o método mais interativo de gestão e garantia de melhora contínua de processos e produtos. Isso porque ele engloba, em quatro passos, tudo o que um visionário da lógica de sucesso em projetos avalia.

A sigla PDCA é traduzida como “plan-do-check-act” e o seu primeiro ato é o planejamento. Nessa etapa, são estabelecidas todas as variáveis temporais, ou seja, os prazos para a entrega dos resultados instituídos. É notória a importância de metas e objetivos quantizados por prazos para que o responsável se planeje e garanta o trabalho a ser efetuado e para que os gerentes de cada setor possam avaliar o rendimento da equipe, fazer eventuais cobranças e, em último caso, aplicar advertências e punições.

Em segundo lugar, tem-se a parte de ação e a maioria das companhias entende esse item como simplesmente executar o processo já planejado objetivando o produto específico. Entretanto, uma análise mais profunda mostra a necessidade de uma atenção cada vez maior aos parâmetros de segurança, à motivação dos funcionários e à manutenção dos “5 Sensos” (metodologia que acompanha o ciclo de produção garantindo um ambiente empresarial adequado). Ademais, a coleta de insumos para o controle do sistema como todo deve ser implementada de forma efetiva, como fonte de informações e prevenção de eventuais falhas.

O próximo passo é checar, conferir. Qualquer sociedade comercial que não avalia os seus desempenhos tendo como base o planejamento inicial e o que foi feito de fato está fadada a continuar com seus erros e afastar os clientes. Se o contratante observa que a companhia não se interessa por complementação e melhoria, entenderá que o mesmo não tem preparação para atuar no mercado competitivo e, mais ainda, que não oferece uma base consolidada para entender a magnitude do projeto a ela confiado.

Ao final, mas não menos importante, os ajustes. Os insumos obtidos na etapa anterior servem para determinar as falhas e cabe a essa fase tomar ações corretivas que eliminem as reincidências. Assim, se existe uma não conformidade potencial, essa é a hora certa para se determinar uma ação preventiva. A fim de garantir o patamar da empresa, é essencial evidenciar a importância de ações de melhoria.

Em suma, o “ciclo PDCA” é uma metodologia crítica orientada que garante a excelência de resultados. Nota-se, diante da facilidade de exposição do método, a certeza da qualidade das ideias contidas no mesmo. Além disso, esse é um meio significante para que a companhia cresça sem receios e invista na satisfação dos funcionários e dos clientes. Por fim, outras metodologias que complementam o ciclo PDCA, como os 5 Sensos, ratificam a sua aplicabilidade no meio empresarial e, se implantadas de forma conjunta, potencializam resultados.

Excelentes resultados também são frequentemente obtidos com os projetos realizados pela PJ Consultoria.

Entre em contato conosco e agende uma visita técnica para que possamos oferecer uma solução adaptada à realidade da sua empresa. Clique aqui