A empresa e sua demanda

O cliente do projeto do desenho técnico, dono da empresa Eco Aquecedores, vende aquecedores solares a vácuo, um tipo de aquecedor que apresenta um rendimento superior. Devido ao vácuo gerado entre as duas paredes do tubo, a perda térmica se reduz. O cliente importava da China todos os componentes dos aquecedores, como tubos a vácuos e chapas metálicas. Isso estava deixando o cliente receoso, já que, se ele tivesse algum problema com o fornecimento chinês ou se o dólar para importação se tornasse muito mais elevado, ele não conseguiria continuar sua produção. Além disso, desejava melhorar o marketing da empresa e os manuais de montagem de seus produtos.

Foi identificado, portanto, pela equipe da PJ Consultoria que deveria ser feito um projeto de Desenho Técnico dos produtos. Dessa forma, a equipe iria fazer um processo de engenharia reversa nos aquecedores para entregar ao cliente desenhos técnicos e desenhos 3D do seu produto, além de vídeos de montagens e de imagens realísticas.

O que foi realizado

Inicialmente, a equipe da PJ fez a montagem de todos os tipos de aquecedores disponíveis na Eco Aquecedores. Além disso, foram tiradas todas as medidas externas dos componentes dos equipamentos com o uso de técnicas metrológicas e de equipamentos de medição certificados, o que foi possível garantir a assertividade das medidas.  Dessa forma, a equipe pôde começar a fazer as modelagens em 3D.

Em seguida, começou o processo de engenharia reversa, no qual a equipe, em um laboratório da UFMG, desmontou os equipamentos para tirar as medidas internas. Após obter todas as medidas, foi necessário adequar algumas peças para garantir um encaixe na futura montagem, uma vez que os desenhos 2D servem para o cliente fabricar os aquecedores no futuro. Ao final dessa etapa, a PJ já tinha tudo que precisava para fazer todos os desenhos técnicos e 3D.

Logo em seguida, foram feitos no software os desenhos com vistas explodidas, que facilitam o entendimento da montagem do equipamento, melhorando, assim, o manual. Foram produzidos também um vídeo e imagens realísticas para auxiliar no marketing da Eco Aquecedores.

  • Nós, da PJ Consultoria, executamos projetos de desenho técnico de alto nível. Você pode conhecer especificações sobre esse tipo de projeto neste link.

desenho técnico entregue pela PJ

Os resultados do desenho técnico mecânico

Com o fim do projeto, o cliente definiu como “uma carta na manga” os desenhos técnicos entregues a ele, já que, agora, quando precisar já pode começar a fabricação de seus produtos aqui no Brasil, acabando com sua dependência do mercado chinês.

Os desenhos foram verificados por um consultor do cliente que trabalha na área industrial, que elogiou muito o trabalho da equipe. Além disso, o cliente utilizou o vídeo de montagem que foi produzido a partir da modelagem do produto para melhorar seus manuais, aumentando a satisfação dos seus clientes e ainda ampliou seu conteúdo de marketing, apresentando até vídeos no Youtube dos seus produtos.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Desenho Técnico na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI