Pesquisa de Mercado: Um projeto deste é imprescindível na gestão estratégica de uma empresa. Com ela você conhece melhor seu mercado de atuação e sabe melhor em que pontos que está tendo desperdícios. Veja o case de um projeto executado pela PJ Consultoria

pesquisa de mercado

A empresa e sua demanda

O projeto de Pesquisa de Mercado foi realizado para um cliente que buscava insumos para uma estratégia mais elaborada de posicionamento de marca, locais de abertura do escritório e potenciais clientes de sua nova empresa, a cervejaria Nerano. Após um diagnóstico inicial, foi proposta uma pesquisa para conhecer de maneira profunda tanto seus clientes quanto seus futuros concorrentes no segmento.

O que foi realizado

Inicialmente houve a Definição da Coleta de Dados e de Métodos de Coleta, em que, entre os objetivos principais, estavam a definição do público alvo e dos principais objetivos da pesquisa. Foram levantados todas as cervejarias e todos os concorrentes diretos e indiretos do nosso cliente, além de uma pesquisa inicial na qual foram levantados dados como histórico, localização, entre outros. Em seguida, os métodos de coleta foram estabelecidos: formulários, telefonemas, pesquisas em associações cervejeiras, visitas em feiras e internet. Também foi estabelecido o número mínimo de amostras que deveriam ser coletados para atingir a confiabilidade de 95%.

Após a realização desta etapa, deu-se início à Elaboração e Aplicação das Pesquisas, nas quais os objetivos do cliente foram transformados em questionários e, utilizando diversas técnicas, como “O cliente oculto”, as pesquisas foram aplicadas. A equipe fez diversos estudos e testes visando a uma maior aceitação e a uma maior taxa de respostas dos entrevistados.

Em seguida, com todos os dados coletados, estes foram tabulados e dispostos graficamente para uma fácil compreensão e acesso. Além disso, a ferramenta era editável, assim o cliente poderia adicionar mais informações conforme as novas entradas no setor cervejeiro. Por fim, foram elaborados relatórios tanto dos concorrentes quanto das cervejarias, nos quais todos os dados coletados foram analisados.

Os resultados

Dentre as entregas realizadas, é válido ressaltar a tabulação dos dados coletados. O cliente poderia entender desde as tendências gerais da região até visualizar resultados individuais, o que poderia auxiliar no processo de venda de equipamentos para a cervejaria, já que este teria um conhecimento profundo sobre esta e sobre suas preferências de compra.

Além disso, é importante ressaltar também os relatórios contendo as análises dos resultados. Com a imersão da equipe no setor cervejeiro, esta teve uma visão profunda tanto do mercado em geral, quanto de preferências regionais. Com o contato direto com os envolvidos no setor, nuances que não poderiam ser traduzidas em dados foram expostas neste relatório, intensificando o conhecimento de cada empresa, região e tendências do setor.

Ainda, com a pesquisa dos concorrentes, foi possível levantar seus principais clientes, seu raio de atuação, serviços de pós venda, entre outros. Assim, com o cruzamento com as preferências da cervejaria, o cliente poderia implementar serviços seguindo os principais modelos encontrados.

Por fim, os principais resultados do projeto foram o conhecimento tanto do mercado cervejeiro em geral quanto o conhecimento individual das cervejarias, o conhecimento sobre seus concorrentes e das tendências do mercado e, consequentemente, maior facilidade e confiança na tomada de decisões da empresa.

O sucesso do projeto foi refletido na satisfação do cliente, que o pontuou com a nota máxima em uma escala de 0 a 10.

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Por Paulo Ferreira