Você quer saber qual o custo da sua hora máquina? Veja nesse case a importância deste assunto e como a PJ atuou na demanda da Jotalux.

Custo hora maquina

A empresa e sua demanda

A Jotalux é uma empresa que atua na área da venda de artigos religiosos, peças de iluminação, peças fundidas e até mesmo troféus. Essa diversidade de produtos é todo feita pela empresa, portanto o cliente conta com vários equipamentos de usinagem e fundição.

Um desses equipamentos é uma máquina para corte a jato d’água. O cliente havia adquirido essa máquina há  um ano, mas tinha um problema: para conquistar seu cliente, até quanto desconto sem perder dinheiro ele poderia dar? Por ser um equipamento de funcionamento complexo, ele não conseguia precificar seu serviço de forma precisa, já que não conhecia seu custo Hora Máquina nos seus equipamentos de usinagem.

Para solucionar o problema, foi proposto à Jotalux um projeto para identificar o custo operacional do maquinário. Dessa forma, o cliente saberia exatamente o custo do seu serviço de corte a jato d’água e poderia executar um percentual de lucro que o atendesse e poderia até dar aquele descontinho sem peso na consciência.

O que foi realizado

A primeira etapa do projeto foi entender em detalhes como funcionava o processo de corte a jato d’água. Para isso, a equipe entrou em contato com um dos professores de usinagem da UFMG e foi explicado todos os parâmetros eque influenciavam na Hora Máquina, como velocidade da água, quantidade de abrasivo e velocidade de avanço do corte.

Entendido exatamente como funcionava o processo, a equipe entrou em contato com várias empresas de corte a jato d’água do Brasil para ter uma noção do mercado desse de tipo de usinagem; foi pesquisado sobre o preço a ser cobrado e outros possíveis fatores que influenciariam no valor do serviço.

Em seguida, foram analisadas as peças da máquina que deveriam ser trocadas e qual a frequência. Para isso, foi solicitado à fornecedora da máquina a relação de peças com sua durabilidade e manutenção periódica que deveria ser feita para serem incluídas no valor da Hora Máquina usinagem.

Os resultados

Com todas essas informações coletadas, foi possível elaborar uma planilha de forma que o cliente conseguisse precificar adequadamente o serviço dele de acordo com o custo da Hora Máquina, baseado nos gastos de funcionamento, no preço dos consumíveis e no preço das peças que são eventualmente trocadas. Além de conhecer o custo operacional da máquina, também foi incluso no preço o imposto sobre o serviço, permitindo que o cliente soubesse o lucro líquido que estava tendo a cada serviço prestado.

Dessa forma, a Jotalux tornou a precificação do processo de corte a jato d’água bem mais dinâmico e preciso, evitando problemas como os descontos excessivos para clientes.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Aprimoramento de Processos de Fabricação na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI