Tratamento Térmico: A importância de fazer a escolha certa

Um dos maiores responsáveis pela perda de produtividade nas empresas é a produção de peças defeituosas. Mas a fabricação de peças danificadas não é o único depressor da produtividade nas empresas. A escolha errônea do tratamento térmico também desponta como um dos vilões.

Tratamento Térmico: O que é?

Tratamento térmico é um conjunto de operações de aquecimento e resfriamento ao qual são submetidas as ligas metálicas, principalmente as ligas ferro-carbono. As condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento permitem alterar as suas propriedades ou conferir-lhes determinadas características físicas e mecânicas.

Tais tratamentos podem ser direcionados conforme a destinação da peça ou produto final. É possível ressaltar qualidades e amenizar defeitos de determinado material ou componente, a partir da escolha de um determinado procedimento. Além disso, algumas adequações exigidas pela lei – como normas sanitárias – precisam ser observadas durante a seleção do método há ser aplicado.

tratamento termico

Quais os tipos de tratamento térmico?

Vários processos de fabricação submetem uma liga a deformações severas. Com o tempo, ocorre o acúmulo de tensões internas, as quais são prejudiciais ao material. Em contrapartida, o alívio dessas tensões pode melhorar a ductilidade e outras propriedades mecânicas do material, além de aumentar a vida útil deste.

De maneira geral, nos processos de fabricação em que ocorre o endurecimento do material (normalmente causado pelo encruamento), tais como: laminação, trefilação e extrusão, é indicado que seja realizado também um tratamento térmico de amolecimento (como o recozimento e normalização), para que a liga recupere ductilidade e aumente a tenacidade.

Sendo comumente utilizados  com o objetivo de conferir  benefícios aos produtos e peças no geral, alguns dos principais tipos de tratamentos térmicos utilizados na indústria são: recozimento, normalização, têmpera, revenimento e envelhecimento. 

  • Recozimento

O recozimento é utilizado principalmente para reduzir a dureza de um determinado material através da eliminação de tensões internas decorrentes de processos de deformação plástica. É indicado quando, na sequência da fabricação, o aço venha a sofrer elevada deformação ou quando a peça deve passar por processos de usinagem.

  • Normalização

Já a normalização é utilizada quando deseja-se refinar os grãos do material e também facilita a usinagem de uma peça.

  • Têmpera

Nos processos onde se deseja um produto final com maior resistência mecânica, capaz de resistir a maiores cargas, são indicados tratamentos térmicos de endurecimento, como a têmpera.

A têmpera é utilizada quando se deseja uma elevada dureza ao material. É um tratamento empregado principalmente em peças com aplicações mais críticas, sendo realizado principalmente na indústria de transportes e indústrias mecânicas no geral.

  • Revenimento

O tratamento de revenimento normalmente é aplicado em aço, após tratamentos de têmpera, e tem o objetivo de melhorar a tenacidade da peça. 

  • Envelhecimento

O envelhecimento, assim como o recozimento, são os tratamentos mais adequados em ligas de alumínio. Peças provenientes de processos de extrusão, como perfis de alumínio, podem apresentar alguns defeitos que podem ser corrigidos com um tratamento adequado.

A escolha do tratamento térmico mais adequado para seu produto pode ser algo complicado diante de tantas opções. Nossos consultores podem te auxiliar nessa seleção e ainda indicar os melhores equipamentos para uma adequação no seu processo de fabricação.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Seleção de Materiais na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI