5S e sua importância: A PJ realizou um diagnóstico seguido da implantação do Programa 5 Sensos, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho da empresa juntamente com a organização do estoque.

5S

5s: A empresa e sua demanda

A Refrigeração Milan é uma empresa autorizada de venda de peças e assistência técnica de eletrodomésticos.

Analisando a realidade da empresa, a demanda foi de uma Implementação do Programa 5 Sensos, pois ela apresentava uma grande quantidade de máquinas e peças obsoletas, além de um estoque extremamente desorganizado. Ambos aspectos influenciavam negativamente o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa.

O que foi realizado

Na primeira visita à empresa foi realizado um workshop de sensibilização para envolver mais os funcionários da Refrigeração Milan e explicar a importância da colaboração de todos com o projeto. Esse contou com uma apresentação geral do trabalho que iria ser feito, além de algumas dinâmicas que mostravam os benefícios do 5S.

Em seguida, a equipe realizou um diagnóstico, por meio de entrevistas com os funcionários, dos 5 Sensos e do Layout para obter um entendimento mais profundo dos processos da empresa e coletar insumos para desenvolver melhorias. Essas melhorias foram levantadas e, em seguida, validadas pela proprietária da empresa.

O próximo passo foi a Implantação dos 5 Sensos, na qual os funcionários da empresa, junto aos membros da equipe do projeto, começaram a implantar as soluções sugeridas. Uma das principais etapas dessa fase foi a aplicação do senso de utilização, pois, após o mapeamento das peças e produtos de acordo com sua saída, percebeu-se a necessidade de se livrar de muitas peças obsoletas. Além disso, durante essa etapa também foram aplicadas mudanças na organização do estoque, tornando-o mais lógico e prático.

Por fim, a equipe estabeleceu um processo de auditoria interna do 5S dentro da empresa, junto à proprietária, atribuindo responsáveis para que o projeto continuasse gerando resultados e melhorias mesmo após o seu término.

Os resultados

Os resultados físicos foram: melhoria no senso de utilização (com um estoque mais visual e organizado), ganho de espaço e melhora na qualidade do ambiente de trabalho.

Após o termino do projeto, esses resultados puderam ser observados visivelmente por meio de fotos comparativas entre o antes e depois do projeto da PJ. Além disso, foi feita uma pesquisa de análise do 5S com os colaboradores da empresa ao início e ao término do período de implantação do programa. Nessa pesquisa, foram relatados tanto um aumento da satisfação dos funcionários, quanto do cuidado com sensos na empresa.

Já o ganho do espaço físico pode ser revertido em ganho monetário, uma vez que com espaço ganho e com a continuidade do programa 5S existe a possibilidade de liberar uma sala com o potencial de ser alugada em um ponto estratégico de Belo Horizonte.

Outro ponto que ressalta a qualidade do trabalho feito é a nota dada pela proprietária na pesquisa de encerramento: 10 no critério de satisfação com o projeto, nota máxima nesse quesito.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de 5S na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI