O que é e como funciona a fundição?

A fundição é um dos processos de fabricação mais versáteis, podendo ser usado para a confecção tanto de peças complexas quanto simples. Este processo pode ser aplicado a peças dos mais diversos materiais, desde que esses possam ser liquefeitos.  Além disso, o tamanho não é um fator limitante, já que podem ser produzidas peças com diversas toneladas.  Economicamente ele também é extremamente vantajoso, uma vez que as máquinas e equipamentos utilizados nesse processo são relativamente simples.

Como funciona o processo de fundição

 

A fundição começa com a fabricação do modelo e fabricação do molde. Em seguida, o material, já em estado líquido, deve ser vazado no molde. Assim, quando solidificado, obtém-se a peça já no formato final, podendo ou não passar por um processo de acabamento.

Apesar de simples, se o processo não for bem feito, a peça pode apresentar alguns problemas. Abaixo estão alguns dos problemas mais comuns na fundição:

Rebarbas

São protuberâncias metálicas na peça, devido a folga entre machos e moldes. Para evitá-las, deve-se controlar bem as dimensões dos modelos, moldes e machos, além de vedar qualquer folga que exista.

Veiamentos

São rebarbas, porém na forma de veios. Em geral, são resultado da falta de estudo antes do projeto de fundição. Temperatura de aquecimento do molde no processo de secagem, umidade ou quantidade de aglomerante na areia são parâmetros que, quando definidos incorretamente, podem gerar veiamentos.

Levantamento do Molde

Como o nome já diz, o molde acaba abrindo durante o processo de fundição. A causa é o excesso de pressão metalostárico ou dinâmica do metal. Esse problema pode ser resolvido simplesmente colocando um peso extra para que o metal não consiga empurrar o molde. Em alguns casos, pode ser que seja necessária alteração no projeto do molde.

Porosidade

A causa mais comum da porosidade é o material dos moldes e machos, mas também é possível que seja a preparação do metal. Normalmente a permeabilidade do molde é muito baixa, devido ao tipo de areia utilizada ou a quantidade e tipo de aglomerante. É possível manter o mesmo modo de produção do molde, desde que inserindo respiros para saída dos gases ou modificando os canais.

Rechupe

O rechupe acontece principalmente devido a contração volumétrica após a solidificação. Um bom projeto do molde solucionará esse problema, e para isso deve-se colocar massalotes nas regiões mais críticas ou aplicar padding, que depois são removidos.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de melhoria de Processos de Fabricação na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI