Pesquisa na UFMG: Recentemente, a PJ Consultoria recebeu uma demanda de um pós-doutorando de fisioterapia da EEFFTO, relacionada ao desenvolvimento de um maquinário que seria empregado na pesquisa.

Pesquisa na UFMG: A demanda

Em seu projeto de pesquisa na UFMG, o cliente precisava medir a resistência do calcanhar submetido à torção. Para isso, ele realizava um ensaio em que o torque do pé era medido através de um aparelho eletrônico (potenciômetro) previamente desenvolvido. Contudo o cliente necessitava que o pé da pessoa, mais especificamente o ante pé (região do calcanhar) ficasse totalmente imobilizado. Desta forma o resultado refere-se apenas à resistência do ante pé a ser torcido. A princípio, o cliente já tinha um protótipo que o ajudava nessa imobilização, mas não o atendia corretamente, demorava para ser montado, o ensaio era dolorido para os voluntários.  Deste modo, o estudo também não apresentava padrão na imobilização, de forma que cada pessoa que fazia o ensaio chegava a um resultado diferente.

Do mesmo modo, o maior requisito do cliente era ter o ante pé imobilizado durante a torção e um equipamento que fosse o mais confortável, leve, de baixo custo de fabricaçãoadaptável para os tamanhos de pés de 34-44. Contudo, o equipamento necessitava ser principalmente, robusto,  de forma que oferecesse resultados padronizados para serem empregados no estudo científico.

Como a PJ atuou

  • Houve uma padronização da regulagem e posição do calcâneo única;
  • Habilitamos o mecanismo para que pudesse ser utilizado um torquímetro, de forma que a força dos parafusos de aperto fosse controlada e pudesse ser padronizada;
  • Criamos um equipamento com boa “moldabilidade”, pois a morsa era capaz de atender do 34 ao 44;
  • Criamos uma espécie de mala e colocando rodinhas, de forma que o transporte fosse facilitado;
  • Desenvolvemos uma estrutura de suporte para o aparelho medidor; adicionando rolamentos para diminuir o atrito do aparelho medidor além de promover uma medição certeira.

Resultados

Logo, o equipamento desenvolvido pela PJ Consultoria e Assessoria facilitou os testes, tendo em vista que o tempo gasto para a medição passou de 45 para 15 minutos, reduzindo muito a dor que os pacientes sentiam com método anterior.

Dessa forma, o equipamento ainda ofereceexcelente padronização dos ensaios possibilitando resultados precisos que, segundo o cliente, estavam de acordo com os dados obtidos na literatura.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Desenvolvimento de Produto na sua empresa, entre em contato agende uma visita gratuita!

CLIQUE AQUI