Kaizen: Introdução

De origem japonesa, o significado da palavra Kaizen é Kai (mudar) + zen (para melhor), ou seja, a ideia de que a empresa deve estar sempre buscando melhorar sua situação atual.

Apesar de ser uma das expressões mais presentes no Lean Manufacturing, poucas empresas entendem o real significado da ferramenta e conseguem aplicá-la de forma a gerar os melhores resultados para seus processos.

Portanto, Kaizen não é uma ação pontual ou um conjunto de ações, mas sim uma mentalidade de melhoria contínua, a qual deve estar difundida por toda a empresa, desde o nível operacional até o estratégico.

Um método comumente utilizado por diversas empresas para a difusão dessa mentalidade é o Kaizen Blitz, que é simplesmente uma ação intensiva durante um determinado espaço de tempo (geralmente uma semana) que tem como foco melhorar os processos da empresa.

Como realizar?

Para realizar o Kaizen Blitz são formadas equipes, preferencialmente com funcionários de áreas diversas da empresa, com o objetivo de detectar problemas e propor melhorias. Para cumprir os objetivos da Kaizen Blitz são utilizadas diversas ferramentas e práticas presentes no Lean como 5S, Kanban, SMED e o VSM.

A realização de Kaizen Blitz na empresa é de grande importância para a implementação da mentalidade de melhoria contínua na empresa e para a resolução de problemas críticos, porém existem alguns pontos que devem ser levados em conta para que o objetivo dessas ações não desapareça após o término das mesmas.

Realizar esses eventos apenas com o objetivo de resolver os problemas locais ou para bater metas não gera impactos sistêmicos nem muda a cultura da empresa em direção às práticas Kaizen.

Para potencializar os resultados desses eventos uma ação frequentemente utilizada por diversas empresas é o envolvimento de todos os funcionários com melhorias sistêmicas, através de incentivos para os funcionários sempre tentarem melhorar seu ambiente de trabalho.

Através dessa ação, diversas melhorias são propostas e implementadas nos diversos setores da empresa.

Um exemplo de sucesso dessa prática ocorreu no hospital Madre Teresa, onde implementou-se um formulário simples, em que algumas informações chave deveriam ser preenchidas: o problema, uma breve descrição do mesmo, os impactos dele e por fim uma possível solução.

Através de pequenas sugestões vindas de diversos funcionários, foram realizadas melhorias ao longo de um ano que geraram uma economia de milhares de reais.

kaizen

A PJ Consultoria realiza projetos de Lean Manufacturing, visando reduzir erros e, dessa forma, aumentar a produtividade por meio de uma produção enxuta, sendo o Kaizen um dos pilares dessa mudança.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Lean Manufacturing na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI