Uma imagem vale mais que mil palavras. O famoso ditado popular pode ser aplicado em diversas áreas de conhecimento, até mesmo na engenharia. Em qualquer área de atuação da engenharia, o uso de imagens se dá por meio do desenho técnico, que é nada menos, do que a simplificação, exposição e representação de um produto por meio de certas regras e métodos.

          “Não há na linguagem escrita ou falada uma capacidade de transmissão de informações tão rica e rigorosa como no desenho e, no caso particular das informações que tem a ver com diversos ramos da engenharia, a forma mais clara de transmitir informação reside no desenho técnico” (MONTEIRO, 2005).

Essa comunicação que o desenho técnico permite é tão necessária que fica quase impossível desenvolver um novo produto, de forma eficiente, sem utilizar essa técnica. Assim, um problema que sua empresa pode estar passando no processo de fabricação é causado pela falta dessa ferramenta.

 

Confira as possíveis situações que sua empresa pode estar passando

 

  1. Ideia x Prática

A inovação é um dos princípios por trás de muitas empresas. No mundo de hoje as ideias são muito valorizadas, e no meio de criação são extremamente necessárias para o desenvolvimento de novos produtos. Porém, não se sabe como essa ideia funcionaria na realidade. O desenho técnico permite visualizar o objeto, máquina, peça ou produto antes da sua criação.

Essa ideia pode ser lapidada a partir do desenho técnico que possibilita a definição de formas, dimensões, posições, materiais, processos de fabricação e ajustes. Assim, pode-se pensar na viabilidade da produção do produto ou não, e se a ideia realmente pode ser colocada em prática.

Steve Jobs, fundador da Apple, grande Designer e um dos maiores inovadores dos últimos tempos, pensava da seguinte maneira: ”Design (desenho) não é apenas o que parece e se sente. O design é como funciona”. Aliar aplicabilidade com o conceito inovador é o primeiro passo para o surgimento de um produto de sucesso. Isso só consegue ser visualizado com um desenho bem feito.

 

  1. Manter o padrão nas peças produzidas

O detalhamento exigido na produção de um desenho técnico auxilia na padronização do processo produtivo. A elaboração do desenho é extremamente delicada e segue padrões normativos para que seja entendida em uma linguagem global. Assim, qualquer um que entende dessas normas consegue ler o documento e produzir as peças conforme descrição e especificação do desenho. Com isso, pode se evitar variações no produto final, já que antes da produção todas as definições estavam bem representadas em seu desenho técnico. Resumindo: desenho técnico feito da maneira certa garante que o produto saia exatamente do jeito que você planejou.

  1. Garantir que a peça atenda as dimensões necessárias para o meu cliente

Quem manda é o cliente: ele é a principal parte interessada do produto final. No momento em que uma empresa perde a confiança do seu comprador, é necessário rever todo o processo por trás do produto que ela vende. E, no caso de empresas que fabricam produtos, peças ou máquinas, um forte auxilio nesse momento pode ser o desenho técnico.

A divulgação desse desenho para o cliente pode garantir que a empresa que vendeu é capaz de atender a expectativa e necessidade do seu comprador. Assim, pode-se garantir a seriedade do seu fornecedor na fabricação de materiais para sua empresa, de acordo com as especificações necessárias.

  1. Não conformidades no processo produtivo

A partir do momento que a equipe tem um modelo do que está produzindo, com especificações, medidas e cortes bem definidos, a probabilidade de erro é reduzida. Nesse momento trabalha-se com o dimensionamento do produto de acordo com o que vai ser produzido.    Além disso, a existência de um referencial auxilia na organização do processo produtivo em relação à matéria prima necessária, já que está especificada a quantidade de material para cada peça produzida.

Todo esse guia de orientações se dá pelo desenho técnico que define toda a base para produção do produto e faz com que o processo produtivo ocorra de forma natural e coesa.

Você assimilou a sua empresa com algum desses problemas? Se você acredita que está precisando de um desenho técnico para alavancar resultados e reduzir falhas e quer saber um pouco mais sobre esse processo, Entre em contato!