O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico eficaz é conhecer seu negócio. É preciso entender como sua empresa está inserida no mercado no qual ela atua, conhecendo a concorrência, identificando as principais demandas dos clientes e também avaliando outros fatores que podem influenciar o seu trabalho, como cenário político, social e de inovação tecnológica.

Feita essa análise do ambiente externo, podemos estudar quais recursos internos da empresa a diferenciam da concorrência e fazem com que ela seja a melhor opção para o cliente, identificando, assim, nossas vantagens competitivas. Com isso em mente, começamos o planejamento de como se portar perante o mercado da melhor maneira possível, de forma a explorar ao máximo nossos diferenciais e também minimizar a influência de nossas fraquezas.

Conhecendo o negócio com maior profundidade e entendendo sua situação atual, é possível definir a visão de futuro da empresa, determinando onde ela quer chegar. Esclarecer qual o objetivo vigente da organização é crucial para que haja direcionamento e comunicação do pensamento estratégico, de modo que toda a empresa trabalhe de forma alinhada e persiga esse mesmo objetivo.

Essa visão de futuro deve ser acompanhada de metas bem estipuladas, que consigam mensurar a evolução da empresa. Elas devem cumprir alguns requisitos que as tornem metas SMART:

– Específicas (Specific): Precisas e relacionadas a um parâmetro único de mensuração;

– Mensuráveis (Measurable): Quantificáveis, tangíveis e indicadoras do desempenho;

– Alcançáveis (Attainable): Condizentes com a realidade, não podendo ser consideradas impossíveis;

– Relevantes (Relevant): Relacionadas ao objetivo e alinhadas com a estratégia;

– Definidas no Tempo (Timely): Com prazo bem definido
Além disso, é necessário pensar no que deve ser feito para que as metas sejam atingidas. Considerando o cenário que a empresa se encontra e onde ela quer chegar, devem ser planejadas as iniciativas estratégicas, que nortearão as atividades do seu negócio e indicarão qual será o foco do trabalho de toda a empresa. Essas iniciativas podem ser organizadas por meio de planos de ação, que organizam as mudanças planejadas, definindo exatamente o que será feito e os respectivos prazos, responsáveis e custos.

Após o planejamento, está na hora de executar o que foi pensado. Ao colocar tudo em prática, é importante acompanhar o andamento do trabalho, analisando a efetividade das ações, de modo a avaliar o que está sendo feito e elaborar possíveis melhorias caso necessário. Essencial para guiar o desenvolvimento de negócio, um planejamento estratégico bem idealizado e executado pode levá-lo a alcançar grandes resultados.

A PJ realiza estudos de mercado e de todo o corpo da empresa para assim definir uma estratégia forte e coerente para um ótimo posicionamento da organização. Além de oferecer uma visão técnica, apurada e externa à da empresa, a PJ aplica metodologias de acompanhamento e de desenvolvimento de indicadores para que a estratégia definida seja acompanhada, mensurada e finalmente atingida. Tem interesse de realizar um projeto conosco? Entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita.

 

Por Felipe Ferreira