A empresa e sua demanda

O cliente do projeto, em conjunto com seu sócio, desejava abrir uma empresa de retificação de agulhas de bicos injetores diesel. Para isso, seria necessária a obtenção de uma retifica de bicos injetores, que apresentam preços muito elevados no mercado atualmente, tornando inviável a sua aquisição pelo cliente.
Foi identificada, então, a demanda de um Desenvolvimento de Equipamento Mecânico, projeto em que a equipe ficaria responsável pelo desenvolvimento do conceito do equipamento e elaboração dos desenhos técnicos para a fabricação.

O que foi realizado

Primeiramente, a equipe da PJ Assessoria & Consultoria realizou uma coleta de informações e estudo do processo de usinagem. Nessa etapa, a equipe se reuniu com o cliente e também visitou duas retíficas. Além disso, professores especializados em usinagem foram procurados em busca de dados e informações que poderiam ser utilizados no projeto. Com essas visitas e reuniões, a equipe conseguiu especificações dos motores, rebolo e mesa coordenada utilizadas no projeto.

Em seguida, houve a etapa de maior duração no projeto, a de Projeto Mecânico. Nela, com base nas informações adquiridas, a equipe realizou a modelagem tridimensional do equipamento e o detalhamento técnico de todos os seus componentes no Software SolidWorks. Além disso, concomitantemente à modelagem, a equipe realizou orçamentos de materiais, já que o custo de fabricação era uma das prioridades do cliente desde o início do projeto.

Ao final da segunda etapa foi redigido um documento contendo breve descrição de todos os componentes da máquina, dicas para sua fabricação e seleção de fornecedores de componentes comerciais e de fabricação.

Os resultados

O projeto teve como resultados a modelagem de uma retífica de bico injetor diesel, o documento do Projeto Mecânico contendo a descrição de todos os componentes, lista de componentes comerciais e a serem fabricados, observações importantes para a fabricação, detalhamento técnico em desenhos 2D e orçamento dos componentes comerciais. Assim, o projeto forneceu ao cliente a possibilidades para que ele pudesse adquirir os materiais necessários, com qualidade adequada e menor custo possível.

As entregas possibilitaram o cliente de fabricar a máquina e começar a produzir os bicos injetores. A produção de cerca de 40 bicos por dia trouxe vários clientes para a empresa e já gerou um retorno que pagou a fabricação da máquina. O comprometimento da equipe e resultado do projeto superaram as expectativas do cliente com o trabalho que seria realizado.