Mauricio Walter

Pattrol

Desde meados de 2014 a PATTROL tem trabalhado com a PJ Consultoria e Assessoria - empresa júnior da Engenharia de Produção da UFMG - em sua busca pela certificação de qualidade de seus serviços. Os frutos deste trabalho já são sentidos por todos e tem contribuído para maior satisfação de nossos clientes.

Alessandro Moreira

Diretor da Escola de Engenharia da UFMG

As empresas juniores são definitivamente ‘Bright Spots’ para o ensino superior de Engenharia.

Luciano Tessari

Sócio-proprietário da Preall

Achei interessante o vigor da equipe da PJ em implantar as melhorias propostas, conseguindo atingir o objetivo de introduzir um ambiente limpo e organizado e motivando os funcionários da empresa, o que condiz com as práticas do 5S. Esse é o resultado que vimos na Preall!

Mateus Ayer Quintela

Diretor Comercial - Inova Máquinas

Meu primeiro contato com o trabalho da Empresa Júnior da UFMG (Produção Júnior) foi há aproximadamente 5 anos na empresa CZM, fabricante de equipamentos para fundação. Nessa época o nosso (da equipe gerencial) desafio era elevar a produção de 3 equipamentos mês para 9 unidades e, para isso, o foco do trabalho deveria ser concentrado no aumento da eficiência e consequente revisão de processos. A PJ participou do projeto como apoio de varias áreas em seus respectivos mapeamentos de processos, identificações de rupturas entre as áreas e propostas de melhorias. Os resultados foram tão satisfatórios que diversos outros projetos, como 5S, Qualidade e Gestão de Desenhos Técnicos foram realizados junto a PJ e o resultado não só foi alcançado no prazo como em dois anos a empresa já caminhava para produzir 15 unidades medias mês, alcançando um faturamento quase 10 vezes maior em 4 anos.

Em julho de 2012 encerrei minha historia na CZM para assumir uma posição gerencial na recém-fundada Inova Máquinas, empresa criada para distribuir e prestar serviços de pós-vendas aos equipamentos para construção do fabricante americano John Deere, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entre minhas primeiras decisões estratégicas estava a de imediatamente idealizar e descrever os processos existentes, mapeá-los e aprimorá-los. Tudo era novo para todos da equipe, que era composta por profissionais sem experiência específica no negócio de construção. Mais uma vez o trabalho foi realizado e entregue no prazo. Nos trabalhos que realizei com a PJ alguns pontos tem me impressionado. Dentre eles, destaco o comprometimento com o objetivo proposto, com horário e com os prazos, e também a forma de trabalhar discreta e profissional que os integrantes demonstram.

Minha mais recente experiência com a PJ esta em andamento na PMC, empresa destinada a fabricação de pisos inter-travados de concreto que fundei em com outros 3 amigos no fim de 2011. Após sobrevivermos ao primeiro ano sem muito para comemorar além do simples fato de termos superado a barreira dos 12 meses de vida, contratei a PJ para mapear os processos e melhor definir o layout fabril que iria receber uma segunda linha de fabricação de pisos. Dessa vez o resultado foi ainda mais surpreendente e os resultados já começaram a surgir. A última semana de maio de 2013 registrou o recorde histórico de produção para a empresa e a meta para o mês de agosto é de produção de 7 mil m2, quase 5 vezes maior do que a registrada na média anterior ao início do projeto. Neste projeto a PJ não se limitou a área industrial, mas o trabalho envolveu também planilhas financeiras, todos os controles e a prestação do serviço de instalação de campo e a construção de um planejamento estratégico.

Cláudio Pegoraro

Gerente de Operações - Maxminas

Excelente o trabalho de mapeamento de processos que a PJ realizou. Através dele foi identificada a necessidade de um escritório de gerenciamento de projetos na Maxminas.

Ângela Cerqueira

Proprietária - Lita Raies

Nós ficamos muito satisfeitas com o projeto. Fomos atendidas por estudantes totalmente envolvidos e capazes de vivenciar uma experiência profissional. Eles se inseriram de maneira séria e trouxeram ideias e propostas que nos ajudaram a melhorar o nosso fluxo diário de trabalho. A comunicação fluiu de maneira tranquila e objetiva. A disponibilidade e vontade de solucionar os problemas que apareciam ou que já existiam nos chamaram a atenção. Ficamos muito agradecidas pela oportunidade de trocas que fizemos com o pessoal da PJ.