A simulação computacional é um dos métodos utilizados para análise de esforços aos quais são submetidos uma estrutura, podendo ser dinâmicos ou estáticos. O método utilizado para esta análise é o método dos elementos finitos.

Para que essa análise apresente resultados confiáveis, a simulação precisa passar por alguns passos essenciais. São eles:

Modelagem da estrutura

O primeiro passo para a realização de uma análise estrutural é a modelagem em 3D, que represente as dimensões reais da estrutura e todos os seus detalhamentos.

Definição dos materiais

Após realizada a modelagem é importante definir os materiais presentes na estrutura, de forma que estejam configuradas todas as propriedades mecânicas e térmicas do material, para que seja realizada a simulação de reação aos esforços.

Definição da malha

O método dos elementos finitos consiste em subdividir o corpo em fragmentos, onde os esforços sobre cada subestrutura serão analisados individualmente. Desta forma obtêm-se uma maior precisão da influência que a atuação das forças terá sobre o corpo.

O conjunto das subdivisões de uma estrutura é chamado de malha. Para que se obtenha um resultado mais preciso, é necessário configurar os parâmetros de malha ideias para cada estrutura. Assim, para definição dos parâmetros de malha são levadas em consideração as formas geométricas da estrutura analisada, o tamanho das divisões e até a geometria das divisões.

Definição dos parâmetros de simulação

Nesta fase são definidas as especificações da simulação. Durante esta etapa são inseridos todos os parâmetros físicos, como as forças que atuam no sistema e seu posicionamento, a velocidade e aceleração com a qual as peças estão se movendo, entre outros. Também é definido se será realizada uma análise estática ou dinâmica.

Além disso, também são determinados os parâmetros de configuração do software, como quais propriedades serão analisadas (por exemplo: análise de deformação mecânica ou dissipação térmica) e o tempo que as forças deverão atuar no sistema.

Análise dos resultados

A fase final de uma simulação estrutural consiste em avaliar os resultados da atuação das forças no sistema determinado. Esta é a fase principal da simulação, pois é a partir desses resultados que poderemos chegar em decisões concisas sobre a resistência da estrutura mediante os esforços a ela aplicados.

 

Se interessou? Confira também nosso aritgo Simular para prever: como investir pouco e obter vastos ganhos