Gestão do Conhecimento é um recurso estratégico que pode (e deve) estar inserido no dia a dia das empresas. Trata-se de uma maneira de lidar com todo o ativo de informação possuído pela empresa. Pode ser entendida como o tratamento, armazenamento e disseminação de todo o conhecimento gerado.

Por vezes a empresa já possui as informações necessárias para implementar soluções. Entretanto, o conhecimento encontra-se, por vários motivos, inacessível aos responsáveis. Neste texto estarão contidos passos e dicas para implementar um ambiente propício para criar, identificar e disseminar o conhecimento, de forma a agregar valor à empresa e dar um impulso para se atingir as metas propostas.

 

Objetivos da Gestão do conhecimento

  • Posicionamento estratégico da empresa
  • Adaptação às necessidades do mercado
  • Valorização do funcionário
  • Evitar a recorrência de erros
  • Evidenciar a solução de problemas já ocorridos

 

Estruturação do fluxo de conhecimento

Existe uma diferença entre os conceitos de dado, informação e conhecimento que deve ser entendido previamente para que se entenda como se dará a estruturação do conhecimento.

Os dados são basicamente o registro das informações e atividades realizadas, basicamente são dados de qualquer evento ocorrido sem uma devida seleção de relevância.

As informações são a interpretação e seleção dos dados, são os insumos produzidos pelas atividades desempenhadas, estruturados de forma que possam ser transmitidas de alguma maneira, sendo essa visual ou auditiva.

Por fim, o conhecimento – o objetivo de toda esta estrutura – é quando a informação é absorvida pela parte interessada, que tira suas conclusões e converte em um modo de agir.

 

Dicas para a implementação

  1. Criação de canais para discussão de problemas

Existem plataformas online nas quais podem ser feitas as discussões de problemas, como o uso de blogs e até mesmo o Whatsapp, no qual os integrantes propõem melhorias. Este passo é importante para criação da cultura de problematização, que é muito relevante na questão de gerar conhecimento.

  1. BrainStorming

Marcar reuniões na empresa em momentos críticos de um processo ou quando estão frente a um problema é uma boa opção para se ter vários pontos de vistas diferentes sobre uma mesma situação. A técnica do brainstorm consiste em receber várias ideias para a mesma situação para que no fim chegue a uma solução ótima.

  1. Estruturação e padronização do registro de informações

Todo projeto e processo realizado na empresa gera algum tipo de insumo que pode ser essencial no futuro, quando a empresa enfrentar a mesma situação.Por isso o registro das informações deve ser feito impreterivelmente.

Esse registro de informações não necessariamente deve ser feito em meio físico, pode ser feito por exemplo, em um servidor interno da empresa ou em plataformas online, como o Yammer ou o Trello , visto que se for feito em forma de arquivos pode ocupar muito espaço.

  1. Incentivo à publicação de artigos

A produção de conhecimento para a organização é muito importante e a publicação de artigos é uma ótima maneira para fazê-lo. O conhecimento individual que ocorre neste processo é uma ótima maneira de enriquecer a organização, além do mais, com a publicação de artigos, o conhecimento ficará registrado e não será perdido com o tempo.

  1. Subsídios para que os colaboradores participem em eventos da área

Existem vários eventos de área específica de interesse de colaboradores, mas que o tempo e o custo para o indivíduo são altos e inviáveis, mas para a empresa acaba não sendo. Por isso as empresas podem transformar o conhecimento individual em organizacional, exigindo o compartilhamento de conhecimento e investindo em quem pode trazer resultados.

  1. Descentralização da busca por soluções

Em geral a busca por soluções fica centralizada no gestor da área em questão, entretanto o incentivo (como criação de premiação/ competição) à busca de soluções é muito positiva no processo de gerar conhecimento. Vale ressaltar que descentralizar a busca de soluções não é o mesmo que descentralizar as tomadas de decisões.

 

  1. Criação de quadro para informes

É importante que todos na empresa saibam das decisões tomadas na organização para poderem alinhar suas metas e atividades com os objetivos da empresa.

 

Com essas dicas é possível começar a gerar, estruturar e compartilhar o conhecimento na empresa, de forma á maximizar os resultados e minimizar os esforços.