Entenda a importância e os resultados de uma boa gestão de compras e estoque para a sua empresa

Por Amanda Dias Siqueira, Igor Galvão Carvalho Dias e Vinícius Nascimento e Souza

Desde o início da Revolução Industrial, a produção em massa em detrimento da personalização dos produtos era a maneira mais efetiva de se reduzir os custos da produção. Essa configuração se baseava em um sistema de produção padronizado, com pouca flexibilidade e grandes estoques, tanto de matéria prima, quanto do produto final.

Contudo, com a globalização, principalmente econômica, mercados que costumavam ser previsíveis se tornaram mais complexos, principalmente no que tange à demanda do consumidor e a controle de estoque. A partir daí, os grandes estoques, que antes eram uma estratégia benéfica, passaram a se tornar um dos vilões das empresas nos casos em que sua gestão não é bem executada.

gestão de estoque

Com a evolução das ferramentas digitais, mercados se tornaram ainda mais concorridos e imprevisíveis, com crescimentos exponenciais. Há quem pense que a gestão de compras e estoque é crucial apenas para grandes companhias, mas, para empresas com menores recursos, ter dinheiro livre para investir em outras áreas pode ser o diferencial frente à concorrência.

Porque melhorar a gestão de estoque 

Existem vários aspectos nos quais uma gestão de estoque eficiente pode impulsionar a sua empresa, como quando a sua necessidade é de atender às demandas de forma constante, já que a venda de produtos e serviços sofrem sazonalidade durante o ano, dependendo do seu ramo de atuação. Ela também se relaciona à continuidade dos processos, uma vez que a falta de produtos ou matérias primas pode interromper as operações, e por consequência, gerar prejuízos.

Além disso, uma boa gestão de compras e estoque pode contribuir para a economia de operações, por meio da previsão do aumento ou baixa na demanda de alguns produtos, ajudando a planejar a quantidade requerida com antecedência e melhorar a tomada de decisão na hora de comprar ou fazer um investimento.

Outros aspectos importantes desse gerenciamento

  • Garantia da confiabilidade nas quantidades existentes nos estoques;
  •  Melhora no fluxo da produção devido aos procedimentos que garantem a localização e quantidade corretas dos materiais solicitados;
  •  Rapidez e certeza na resposta ao cliente;
  •  Redução de custos de manutenção de estoque;
  •  Utilização adequada do capital de giro do negócio;
  • Conhecimento da influência dos estoques nos resultados financeiros;
  • Estratégia frente ao capital de giro e o atendimento a clientes.

Na prática, a gestão de estoques na sua empresa se baseará na previsão de demanda, desenvolvimento e monitoramento do sistema de controle, e adequação do espaço físico. A gestão de estoques é, portanto, um desafio para a maioria das empresas, mas com um planejamento adequado, ela tem potencial para salvar sua empresa, aumentando suas chances de se destacar no mercado e elevar seus ganhos.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Gerenciamento de Estoque na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI