Desenho Técnico

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. O famoso ditado popular pode ser aplicado em diversas áreas de conhecimento, até mesmo na engenharia. Nesse sentido, podemos caracterizar o desenho técnico como uma forte ferramenta em várias áreas da engenharia, uma vez que esse é a representação de um produto por meio de imagens, de forma a tornar possível sua produção e reprodução.

“Não há na linguagem escrita ou falada uma capacidade de transmissão de informações tão rica e rigorosa como no desenho e, no caso particular das informações que tem a ver com diversos ramos da engenharia, a forma mais clara de transmitir informação reside no desenho técnico” (MONTEIRO, 2005).

Essas informações que o desenho técnico permite analisar é tão necessária que fica quase impossível desenvolver um novo produto, de forma eficiente, sem utilizar essa técnica. Assim, muitos problemas que sua empresa pode estar passando no processo de fabricação pode ser contornado com a utilização dessa ferramenta.

Ideia vs Prática

inovação é um dos princípios por trás de muitas novas empresas, sendo assim, as ideias são muito valorizadas, e no meio de criação são extremamente necessárias para o desenvolvimento de novos produtos. Porém, muitas vezes não se sabe como essas ideias funcionariam quando postas em prática. Nesse sentido, o desenho técnico permite visualizar o produto, máquina, peça ou objeto antes da sua fabricação.

Essa ideia pode ser desenvolvida a partir de um projeto que possibilite a definição de formas, dimensões, posições, materiais, processos de fabricação e ajustes. Assim, pode-se pensar na viabilidade da produção do produto.

  • Nós, da PJ Consultoria, executamos projetos de desenho técnico de alto nível. Você pode conhecer especificações sobre esse tipo de projeto neste link.

Manter o padrão nas peças produzidas

O detalhamento exigido na produção de um desenho técnico auxilia na padronização do processo produtivo. Por isso, a elaboração do desenho é extremamente delicada e segue padrões normativos para que seja entendida em uma linguagem global. Assim, qualquer um que entende dessas normas consegue ler o documento e reproduzir as peças conforme descrição e especificação do desenho. Com isso, pode se evitar variações no produto final, já que antes da produção todas as definições estavam bem representadas em seu projeto. Resumindo: desenho técnico feito da maneira certa garante que o produto saia exatamente do jeito que você planejou, e de maneira padronizada.

Não conformidades no processo produtivo

A partir do momento que a equipe tem um modelo do que está produzindo, com especificações, medidas e cortes bem definidos, a probabilidade de erro é reduzida. Além disso, a existência de um referencial auxilia na organização do processo produtivo em relação à matéria prima necessária, já que está especificada a quantidade de material para cada peça produzida.

Todo esse guia de orientações se dá pelo desenho técnico que define toda a base para o desenvolvimento do produto e faz com que o processo produtivo ocorra de forma naturalcoesa, rápida e econômica.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de desenho técnico para sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI