O Mapeamento do Fluxo de Valor, mais conhecido como MFV (ou VSM – Value Stream Mapping, em inglês), é uma poderosa ferramenta do Lean Manufacturing. Além de servir para que a empresa conheça detalhadamente seus processos de fabricação, ela permite uma visão sobre os desperdícios que estão sendo gerados pela empresa e, a partir disso, solucionar os problemas que causam isso.

Para entender melhor esse conteúdo é importante explicar, brevemente, o que seria o Lean Manufacturing. O Lean é uma filosofia que é inteiramente focada na eficiência dos processos. Nela, o objetivo central de todas as ações é entregar o máximo de valor com a menor quantidade de recursos possíveis. Tente pensar em como isso funcionaria na sua empresa.

Exemplificando os desperdícios, aqui estão listados os mais comuns nas empresas:

  • Super processamento;
  • Estoque incorreto;
  • Defeitos;
  • Espera;
  • Transporte;
  • Movimento excessivo;
  • Excesso da produção. 

 

Um VSM Lean e seus símbolos

De forma geral, para fazer um mvf é necessário utilizar vários símbolos. Porém, eles são simples e podem ser compreendidos de forma intuitiva.

Figura 1: Símbolos mais utilizados em um Mapa de Fluxo de Valor.

Após entender o significado dos símbolos fica mais fácil entender como é feito e as informações contidas em um Mapa de Fluxo de Valor.

como fazer MFV

Figura 2: Mapa de Fluxo de Valor Completo

Como fazer um Value Stream Mapping?

Primeiramente, deve-se definir qual produto da empresa deseja-se mapear primeiro. Além disso, é necessário decidir os limites do nosso mapa. A maioria dos mapas de fluxo de valor são conduzidos do fornecedor até o cliente dentro de uma organização e estas devem ser as primeiras caixas colocadas em seu MFV para consolidar o processo.

Em segundo lugar, é importante definir as etapas do processo de produção para o seu mapa. As etapas do processo são as várias operações que são realizadas no produto, e estas geralmente estão localizadas em um único local com um ponto que o inventário entra e depois sai.

Depois de definir as etapas, é necessário obter as medidas relevantes e registar os dados em cada parte do processo. Com isso, é possível obter informações detalhadas sobre todas as etapas e observar de forma clara os pontos em que há erro.

Quer saber mais sobre Lean e como tratar seus desperdícios? Baixe o nosso Ebook gratuito sobre Como tratar os 7 desperdícios Lean na sua empresa”.

Como obter resultados do Mapa de Fluxo de Valor?

Para obter resultados é necessária uma visão de onde queremos acabar para que possamos concentrar nossos esforços na conquista de um “estado ideal” acordado. Sabendo disso, é necessário a produção de um mapa de fluxo de valor de estado ideal, que é um mapa que representa como a empresa deve estar na sua forma perfeita.

Com os dois mapas em mãos é possível observar as diferenças entre eles. Dessa forma, é importante destacar as mudanças que devem ser feitas no Mapa de Fluxo de Valor atual, para que elas, quando aplicadas, obtenham resultados de forma mais eficiente.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Lean Manufacturing  na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI