A empresa e sua demanda

O projeto foi realizado para um cliente fidelizado da PJ que estava preparando a abertura de um novo estacionamento na região Centro-Sul de Belo Horizonte, para o qual desejava um planejamento adequado acerca da melhor disposição das vagas no espaço. Assim, a PJ propôs um projeto de Planejamento de Layout, que realizaria o dimensionamento das vagas, o desenho e a organização do arranjo físico do estacionamento, de modo a obter uma otimização da ocupação dos veículos no local.

O que foi realizado

A primeira etapa do projeto consistiu em um dimensionamento da área disponível para o estacionamento. Foram realizadas todas as medições necessárias do espaço, utilizando-se de instrumentos apropriados e verificando-se a sua veracidade. A partir das medições coletadas e utilizando-se o software AutoCAD®, uma planta baixa do estacionamento foi elaborada, que serviu de base para as etapas posteriores.

Em seguida, foram levantadas as possibilidades de layout para o espaço disponível. Inicialmente, foram realizadas pesquisas e definidos modelos de carros que seriam utilizados como referência para análise da viabilidade das manobras e para a definição de vagas, considerando-se veículos de diferentes dimensões. Além disso, foi feita uma pequena pesquisa dos estacionamentos da região, no intuito de obter uma boa referência acerca das movimentações dos veículos, da acessibilidade e da possibilidade de aproveitamento de determinados espaços.

Por fim, foram realizadas simulações de manobras para avaliar a viabilidade de determinados movimentos. Ao final do projeto, foram entregues diferentes propostas de layout para as vagas do estacionamento, considerando-se diferentes números de vagas e necessidades distintas de manobras, de maneira a prezar pela segurança dos manobristas e dos carros dos clientes. É válido ressaltar que todo o projeto considerou as restrições referentes a normas de edificações para Belo Horizonte e as normas do Corpo de Bombeiros que pudessem influenciar no layout.

Os resultados

A ocupação dos veículos no espaço foi realizada de maneira a obter um aproveitamento máximo do local, considerando-se tanto o número de vagas quanto o tempo gasto para se estacionar e movimentar os carros, de maneira a trazer maior rentabilidade ao novo negócio.

Além disso, os dimensionamentos adequados evitaram que os responsáveis pelo estacionamento tomassem decisões embasadas em suas impressões visuais acerca do espaço, que poderiam trazer graves entraves posteriormente.

As entregas foram avaliadas como de grande importância pelo cliente, dada a relevância da otimização do espaço em um tipo de empreendimento como um estacionamento, em que a lucratividade e a praticidade estão intimamente relacionadas à melhor utilização do local.

 

Por Gabriela Girundi