O objetivo de um planejamento financeiro é antecipar as ações que irão ocorrer em um determinado contexto e/ou situação, quando já se tem um objetivo em mente. Dessa forma, por meio de preparação, organização e estruturação se torna possível alcançar o determinado objetivo.

planejamento financeiro

O planejamento financeiro pode ser usado em diversos contextos, seja ele familiar, empresarial e até pessoal. Sua realização permite uma gestão estratégica dos recursos financeiros, uma vez conhecida toda a movimentação financeira e, principalmente, suas tendências. Esse constante acompanhamento permite uma previsão de gastos futuros, o conhecimento das entradas e saídas e, além disso, a previsão de cenários com gastos diversos.

Como é possível dar início a um planejamento financeiro eficiente?
Seguem alguns passos indispensáveis para ter sucesso no controle dos seus recursos.

Planejamento Financeiro: Tenha todos as suas contas e gastos na ponta do lápis

O primeiro passo para controlar os seus gastos é conhecê-los. Reúna todas as suas contas a pagar, extratos de conta corrente e de investimentos, comprovantes de compras, comprovantes de renda e outros gastos indispensáveis, como compras de supermercado e gasolina, e anote-os em uma folha. Para as contas anote as datas de vencimento, e, para outros gastos, tente definir uma periodicidade e a melhor data para efetuá-los. Dessa forma, você conseguirá ver quanto do seu dinheiro já está direcionado para gastos indispensáveis.

Monte uma planilha e alimente-a com os dados que levantou

Uma vez conhecidos todos os seus gastos, esses devem ser colocados em uma planilha, que pode ser informatizada e dividida mês a mês. O objetivo dessa planilha é ter uma visão sistêmica de todas as suas “saídas” e fazer uma priorização dos gastos. Em casos de endividamento, recomenda-se a suspensão de gastos menos prioritários para a quitação de dívidas, que acabam gerando juros e multas.
Dica: elabore uma lista de compras mensais com tudo que será necessário. Sempre que lembrar que precisa comprar algo, anote. Assim, evita-se o esquecimento e a compra por impulso de itens que não são essenciais.

Planejamento Financeiro: Analise os gastos a longo prazo

Uma planilha de gastos frequentemente alimentada se torna uma base de dados que permite uma análise crítica e uma tomada de decisões com maior embasamento e assertividade. É possível observar as sazonalidades de gastos ao longo do ano e ver que, em janeiro, por exemplo, é muito comum um maior número de gastos referentes ao pagamento de impostos. Analisando os seus gastos, pode-se chegar à conclusão que não é a melhor época para a realização de gastos extras, como a compra de um celular ou o pagamento de uma viagem.

Estabeleça metas

A criação de um planejamento ocorre quando se tem um objetivo a ser alcançado. Para isso, é interessante o estabelecimento de metas que mensurem os resultados atingidos. Dessa forma, é possível acompanhar o seu desenvolvimento e verificar se o que está acontecendo está de acordo com o planejado. Além disso, muitas vezes as metas servem de impulso e incentivo para que as pessoas corram atrás dos seus objetivos, uma vez que se tornam mais tangíveis.

A realização de todos os passos anteriores te ajudar a ter um controle assertivo dos seus gastos e a garantir que você esteja ganhando mais do que gastando.
O próximo passo é fazer o seu dinheiro trabalhar para você: pode estar na hora de fazer com que o seu dinheiro ganhe mais dinheiro. Uma boa opção para isso é o investimento. O objetivo do investimento é fazer com que o dinheiro que está “parado” gere rendimento, deixando o seu fluxo de caixa ainda mais positivo e tornando ainda mais fácil o atingimento das suas metas.

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Plano de Negócios na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI