Afinal, o que é uma Análise de Dados eficiente?

Um projeto de Análise de Dados Interna eficiente conta com uma refinada e cuidadosa compreensão da realidade de sua empresa. O principal resultado e benefício  esperado de tal projeto é a geração de informações para uma tomada de decisão mais alinhada à estratégica da organização.

Como estruturar uma Análise de Dados:

Existem diversas maneiras de se estruturar uma análise de dados, e o ideal é que cada projeto se adapte as nuances da demanda encontrada na empresa. Contudo, de modo geral a estrutura  de uma análise para tomada de decisão é dividida nas seguintes cinco etapas:

  • Compreensão do contexto e dos processos da empresa; 

  • Levantamento dos objetivos da análise;

  • Planejamento e coleta dos dados e informações necessárias; 

  • Análise e o tratamento dos dados;

  • Extração de conclusões que auxiliarão na tomada de decisão.

Como isso funciona na prática:

No mundo dos negócios, a análise dos dados é essencial para a tomada de decisões e exige habilidades de DataScience, a ciência dos dados. Portanto, a detecção de padrões, correlações, estimativas e outras análises possíveis são imprescindíveis para uma boa assertividade nas análises. Dessa forma, são utilizados métodos estatísticos e ferramentas adequadas para os cálculos. Por isso, a PJ capacita seus profissionais  e da todo o suporte técnico necessário para executar com excelência as análises e embasar suas decisões.

Para esclarecermos esse ponto, apresentamos um case de análise de dados que realizamos em um grande clube esportivo e de lazer do estado de Minas Gerais.

Neste projeto, o objetivo da empresa contratante era identificar falhas na alocação dos espaços reservados para cursos de esporte e educação. Além disso, verificar se a estrutura do clube possibilitaria oferecer novos cursos demandados ou se outras medidas devem ser tomadas. Assim, nesse contexto, surgiu a necessidade de possuir dados que permitissem tomar decisões embasadas.

O projeto executado pela PJ consistiu primeiramente na coleta dos dados pertinentes aos espaços escolhidos. Em seguida, foi realizada uma análise e cruzamento dos dados. Também foram incluídas as informações de mapeamento de espaços e horários ociosos, resultando em um relatório dinâmico da análise e a tomada de decisão referente à expansão da oferta dos cursos com embasamento na análise feita.

Logo, a partir dos resultados obtidos, a empresa contratante conseguiu organizar melhor seu espaço físico e seus horários de uso, diminuindo conflitos de horários entre aulas e aumentando a otimização de seu espaço.

Que tal marcar uma reunião gratuita para ajudarmos sua empresa?

Este é somente um exemplo do que um projeto de análise de dados pode oferecer a uma empresa, a um custo financeiro e de tempo muito mais baixo do que se as modificações fossem realizadas por tentativa e erro.

Caso você se interesse em compreender melhor como um projeto de Análise de Dados pode ajudar a sua empresa a utilizar melhor as informações que vocês já tem para alavancar a tomada de decisões no seu negócio, entre em contatos conosco por esse link!