O espaço físico de uma empresa, elaborado através de um planejamento de layout, apresenta grandes desafios quanto a suas normas, regras e restrições. “Posso colocar um ponto de energia aqui?”, “Quão afastado o funcionário deve ficar daquela máquina?”, “Onde precisa ter extintor de incêndio? E saída de emergência?” Confira abaixo a importância de realizar um estudo do seu arranjo físico e de que forma isso pode ser feito.
Planejamento de layout é um estudo projetado que visa otimizar a disposição dos componentes físicos do espaço de uma empresa. Dessa forma, o projeto visa otimizar o fluxo no qual o produto passa pelo sistema produtivo.
Não só isso, busca-se compreender quais são as regras e restrições que podem afetar o arranjo físico da sua empresa. Afinal, além de buscar otimizar a produção e reduzir o deslocamento desnecessário, é preciso que seu espaço físico esteja de acordo com normas constitucionais ou até mesmo, que seja ergonômico para os funcionários.
Imagine que você arranje o espaço físico da sua empresa de modo perfeito, sem nenhum problema, todo o fluxo produtivo em máxima capacidade. Porém, ao final do arranjo, você descobre que os bombeiros exigem um extintor de incêndio em um espaço que não cabe mais nada. E agora?
Por isso a importância de entender as normas, regras e restrições para o seu planejamento de layout. Às vezes um funcionário ser destro ou canhoto pode influenciar muito na disposição do espaço físico da sua empresa.
Portanto, conheça todas as normas, regras e restrições do seu arranjo físico, bem como seu tipo de empresa, antes de partir para a construção do seu layout, caso contrário, todo o layout pode precisar ser reorganizado ao se descobrir uma nova norma ou restrição ao fim do projeto.
O arranjo físico planejado e organizado pode ser trabalhoso, mas assim que pronto representa muitos benefícios.
Dentre eles podemos citar:
A eficiência de um processo industrial depende do trabalho das pessoas. Por isso, um deslocamento excessivo afeta a conjuntura de uma operação. O conceito não é aplicável, apenas, para produtos e matérias-primas. Podemos utilizá-lo, também, quando abordamos o fluxo de pessoas e materiais.
Para cada tarefa a ser realizada, ter um planejamento é bastante efetivo no que se refere ao controle da qualidade e da produção. Com isso, ocorre um aumento significativo da eficiência da mão de obra, devido ao preparo maior da equipe de toda a fábrica para agir e solucionar problemas não previsíveis na produção.
O planejamento de layout, bem como suas regras, normas e restrições, exige um alinhamento entre conhecimento teórico e prático. Como assim? É preciso uma pessoa que conheça o dia a dia, o próprio empresário, que conheça seus funcionários, suas máquinas e suas principais atividades. Além disso, é necessária a figura de uma pessoa técnica que tenha conhecimento de planejamentos de layout anteriores.
Isso é necessário pois o planejamento de layout exige normas, regras e restrições muitas vezes complexas que uma pessoa que não esteja inserida nesse cenário não irá conhecer. Do mesmo modo, a participação de uma pessoa que já esteja imersa na empresa irá ajudar a compreender as nuances de seu setor e funcionários.
Com base em tudo apresentado nesse artigo, chegamos à conclusão que o planejamento do espaço físico e suas regras, restrições e normas são de suma importância para a redução de custos, deslocamentos e agilização das atividades.
Com tudo isso, a PJ Consultoria desenvolveu vários projetos de Planejamento de Layout com resultados surpreendentes e que mudaram a realidade do arranjo físico de empresas de todo Brasil.
Sinta-se à vontade para conversar com nossos consultores e entender como o Planejamento de Layout pode ser a solução certa para seu negócio. Entre em contato clicando aqui
Caso queira conhecer um pouco mais de nós, acesse o site: Quem somos | PJ Consultoria Empresarial
Saiba como nosso time pode ajudar você e sua empresa!