Você busca sempre pela melhoria de sua empresa? Vicente Falconi defende a busca pela excelência dentro das organizações, para isso, é necessário ter uma mentalidade forte instaurada sobre os princípios da melhoria contínua em seu empreendimento!

O que é melhoria contínua?

O kaizen, que tem como uma de sua traduções melhoria contínua, é um princípio da prática do Lean Manufacturing que visa tornar os resultados da empresa cada vez maiores e melhores. É, por conceito, a busca por incrementos na gestão, nos processos e na rotina empresarial que tragam produtos e serviços mais eficientes e eficazes.

O termo e as práticas surgiram no Japão após a Segunda Guerra Mundial, quando o país necessitava de uma reestruturação e de uma forma de adentrar novamente nos mercados mundiais. Nesse momento, era essencial que os processos e as empresas fossem eficazes e eficientes ao máximo, buscando produtos de qualidade de forma rápida e barata. Dentro do Lean Manufacturing, o Kaizen surge como um dos princípios chefes e rege diferentes vertentes da filosofia Lean.

A metodologia traz como propósito uma mudança de mentalidade e comportamento de todos da organização. Visando o trabalho coletivo sobre o individual, a melhoria contínua trata da satisfação e responsabilidade geral. Muito mais do que processos e ferramentas, a melhoria contínua deve ser interpretada como uma cultura e implementada no cerne da empresa, envolvendo missão e valores empresariais.

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Como implementar?

Na prática, a melhoria continua é tratada de forma cíclica dentro das organizações, de forma iterativa com momentos de planejamento, implementação, acompanhamento e análise e estabilização.

De forma prática, utilizamos o ciclo PDCA, que em inglês corresponde-se aos verbos PLAN (planejar), DO (fazer), CHECK (checar) e ACT (agir). Com ele, conseguimos atribuir ritos e rotinas que rodem os principais processos para cada vertente de análise, planejamento, acompanhamento e implementação. É importante ressaltar que o ciclo PDCA é aplicado à toda organização, ultrapassando hierarquias e cargos, de forma cultural e coletiva.

PDCA

Em conjunto com o ciclo PDCA, são aplicadas inúmeras ferramentas da qualidade e da filosofia Lean, com o objetivo de integrar e incrementar os processos Kaizen na empresa. Artifícios como gráficos de controle, diagramas de análise do problema (Ishikawa, Issue Tree, MECE, 5 porquês), matrizes 5W2H e diversos outros são incorporados na rotina de melhoria contínua nas organizações.

 

Por que aplicar o Kaizen na sua empresa?

A filosofia Lean é aplicável em toda e qualquer vertente e setor de mercado, com o objetivo direto de aumentar resultados empresariais, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade. Da mesma forma, a melhoria contínua entra com as mesmas características e oportunidades de aplicação.

Empresas que enfrentam uma rotina desorganizada, pautada em “apagar incêndios” e resolver efeitos de problemas mais complexos e estruturais, podem e devem investir em implementação de uma cultura Kaizen. Alguns dos resultados principais da metodologia são:

  • Simplificação e padronização de fluxos de processos: com as implementações constantes de incrementos nos processos, estes se tornam ótimos e viáveis de padronização, garantindo um serviço/produto de excelência.
  • Redução de desperdícios: assim como o Lean, a prática também possibilita a identificação dos principais desperdícios e, por consequência, a eliminação ou redução destes.
  • Uma cultura pautada e atualização e melhoria: todos os envolvidos nas práticas e filosofias Kaizen implementam rotinas que otimizam e trazem resultados mais ótimos, além de criar um ambiente organizacional sedento por eficácia.
  • Aumento de produtividade: buscando sempre a implementação de incrementos e atualizações nos processos, a melhoria contínua garante uma maior produtividade.

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