Muitas pessoas guiam seus empreendimentos somente pelo achismo e intuição. Entretanto, por que fazer isso quando você pode, por meio de dados e ferramentas, levar sua empresa ao sucesso?

Uma das utilizações de informações e dados é chamado de Business Intelligence (BI), ou até mesmo inteligência de negócios. Ficou curioso sobre o que é? Nesse artigo vamos te explicar!

O que é Business Intelligence?

Quando falamos de negócios temos que perceber que em toda a organização e em todo tempos existem pessoas gerenciando e tomando decisões, sejam elas sobre coisas pequenas ou grandes. Dessa forma, essas pessoas precisam estar sempre munidas com as informações adequadas.

Então, é ai que entra o Business intelligence . O conceito de Business intelligence ou BI diz respeito a coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de dados e informações para um negócio. Ou seja, Business intelligence é um conjunto de técnicas e ferramentas para tratar a grande massa de dados que existe em uma empresa, analisá-la e tranformá-la em informação que deve chegar à pessoa certa.

 

Analytics e BI

Além de BI, analytics é um tema muito em alta hoje em dia. Mas, como essas 2 áreas conversam? Pois bem,  analytics é muito importante para que você tenha um excelente Business Intelligence na sua empresa. Isso acontece porque mesmo que você tenha uma base  de dados muito extensa, no final, o que importa é: “Quais informações eu vou tirar dela e quais decisões eu vou tomar?”. Assim, quem sabe fazer boas análises e tem a capacidade de extrair informações úteis de bancos de dados já começa com vantagens dentro da área de Business intelligence.

como fazer uma inteligencia de negócios

Exemplo de Business intelligence

O case de aplicação foi na Fiat no ano de 2011. Nesse ano, a FIAT tinha o desafio de lançar um carro que pudesse satisfazer o consumidor e foi assim que nasceu o novo Uno.

Para o lançamento desse novo carro que se tornou muito popular, primeiro, a Fiat realizou uma grande pesquisa com seus consumidores do intuito de levantar dados para que pudesse entender seu mercado e formular suas estratégias.

Assim, com as informações coletadas eram necessárias análises para compreender as necessidades e comportamentos do cliente. Após isso, agora com informações em mãos, foi necessários que eles projetassem o carro e, como você deve imaginar, é um processo do qual participam equipes com competências muito diferentes, alguns cuidam da embreagem, outros do motor e assim por diante. Então, havia um grande desafio de comunicar as informações necessárias para essas diferentes equipes.

Dessa forma, a Fiat aplicando conceitos de Business intelligence conseguiu projetar e fabricar o novo uno, carro do ano de 2011 nomeado pela revista AutoEsporte.

Como começar com BI

O primeiro passo para melhorar o Business intelligence da sua empresa é começar a coletar dados sejam esses dados internos, de mercado ou de seus clientes. Em seguida, é importante que você análise: “quais informações eu devo passar e para quais pessoas elas devem chegar?”. Então,  faça o uso de uma ferramenta de Business intelligence que permita você analisar e compartilhar esses dados, algumas ferramentas muito usadas hoje são o Power BI e Tableau. Entretanto, caso não tenha interesse em usá-las uma planilha no Google sheets pode suprir a maioria de suas demandas.

É importante também, para ter uma inteligência de negócios na sua empresa, saber como fazer uma análise dados eficiente, para isso leia esse nosso artigo: 5 etapas para uma Análise de Dados eficiente!

Quer implementar o Business Intelligence na sua empresa? 

O BI pode trazer diminuição de desperdícios e otimização de lucro para sua empresa, além de tomadas de decisões mais assertivas.

Caso você se interesse em compreender como um projeto de Implementação de Business Intelligence pode ajudar a sua empresa a utilizar melhor as informações que vocês já tem para alavancar a tomada de decisões no seu negócio, não perca tempo e entre em contato conosco agora por esse link!