Você quer abrir ou expandir seu negócio, mas está incerto quanto ao sucesso desse investimento? Acredite, você não está sozinho. Neste texto abordaremos porque a pesquisa de mercado é tão importante para essa tomada de decisão estratégica.

O que é?

A pesquisa de mercado é uma maneira de conhecer o mercado em que você se situa ou deseja se inserir, através da obtenção de insumos para tomadas de decisões estratégicas. Decisões essas que, com certeza, terão grande influência no futuro do seu negócio.

Importância da Pesquisa de Mercado

Além de trazer diversos benefícios, a pesquisa de mercado é de suma importância para a consolidação de um investimento saudável financeiramente para você ou sua empresa.

Imagine, por exemplo, abrir um empreendimento de imóveis em uma região em que as pessoas não têm interesse em morar. Esse poderia ter sido um grande desastre para uma construtora, se não fosse pela contratação da PJ Consultoria para fazer a pesquisa de mercado com a população daquela região. Você pode conferir esse case de sucesso AQUI!

Benefícios Decorrentes

Aqui, listaremos os 5 principais benefícios da pesquisa de mercado, que podem auxiliar você ou a sua empresa:

1) Conhecimento quanto aos seus concorrentes

Com o conhecimento sobre os seus concorrentes e o que eles oferecem, é facilitado o destaque dos seus produtos, serviços e marketing. Além da definição de preços mais competitivos com base na análise do ambiente externo ao seu negócio, a pesquisa te ajuda a aprender com a concorrência e aprimorar seus processos.

2) Maior entendimento sobre seus clientes

Com as análises geradas pelos insumos coletados (perguntas como: “Quem são eles?”, “O que eles querem?” e “O que eles esperam?”), o entendimento sobre o cliente é aprimorado. Após esse entendimento, você poderá adaptar seu negócio para atender as principais demandas do cliente.

3) Aumento da assertividade

A pesquisa é a maneira mais eficaz de testar ideias antes de trabalhar intensamente nelas. Através das métricas e dos indicadores obtidos, você poderá ver quais conceitos, campanhas e mensagens têm melhor repercussão com os clientes-alvo.

4) Garante a sua relevância

Você já deve ter ouvido o ditado que: “a mudança é a única constante verdadeira”, e, se tratando de marketing, isso é cada vez mais real. Se antecipar e reagir às mudanças é primordial para o surgimento e a manutenção do sucesso em qualquer negócio. Ao pesquisar, constantemente, as necessidades dos seus consumidores e analisar as reações de seus concorrentes, você está garantindo longevidade e relevância no mercado.

5) Maior tendência de sucesso

A pesquisa de mercado é a sua melhor ferramenta para qualquer tipo de desenvolvimento de produto, lançamento ou expansão de negócios. Antecipando a tendência de evolução do mercado, a pesquisa realmente eficaz permite a expansão e o crescimento dos negócios.

Conclusão

Concluímos então, que a pesquisa de mercado propicia a tomada de decisões estratégicas com segurança, envolvendo o ambiente externo ao do seu negócio, e é fundamental para o seu sucesso!

Identificou alguma melhoria em seu negócio e gostaria de conhecer melhor o trabalho da PJ Consultoria e entender como fazemos uma pesquisa de mercado? Entre em contato com a nossa equipe clicando AQUI!