A relação entre os custos da empresa e a economia

Em tempos de alto crescimento econômico, muitas empresas têm receitas e lucros acima do esperado.  Um dos fenômenos observados nesses períodos de tranquilidade é a falta de atenção dos gestores e colaboradores para o controle dos custos de sua empresa. Por isso, tal comportamento pode se tornar um grande problema quando uma crise atinge o mercado.

De forma geral, em períodos de instabilidade, o preço passa a ser um dos fatores mais importantes na competitividade de um negócio. O poder aquisitivo e a confiança do consumidor nestes cenários tendem a diminuir, fazendo com que aumente a busca pelos melhores preços. A respeito da crise, o gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Renato da Fonseca, disse:

“Ela obriga o consumidor a ser mais consciente no sentido de pesquisar mais preço, mais qualidade, esperar pelo momento mais adequado para comprar um produto mais barato, e obviamente estar preocupado com o serviço de pós venda.”

 

O que fazer em tempos de crise? 

Atender aos novos hábitos e demandas dos consumidores são ótimas oportunidades para um gestor garantir a receita durante a crise.  Visto que ter um controle dos principais tipos de gastos de uma empresa, custos e despesas, são fatores importantes para possibilitar uma visão do que pode ser diminuído ou até mesmo cortado dentro da organização. Desta forma, é possível reduzir os preços, a fim de torná-los mais competitivos no mercado.

Além disso, a falta de controle dos gastos e o desconhecimento de quanto custa um produto ou a prestação de um serviço pode acarretar o endividamento da empresa. Isso porque não há precisão de por quanto este deve ser precificado para que se tenha um lucro desejável. Da mesma forma, não se tem exatidão de quantos porcento de desconto uma campanha promocional pode oferecer.

 

Como aplicar esses conceitos na prática

Nós da PJ Consultoria desenvolvemos um e-book gratuito que trata desde os conceitos mais básicos dos métodos de custeio. Esse e-book aborda dos principais tipos de custos e despesas, até as particularidades de cada um deles. O material também traz uma visão mais profunda e prática sobre todos esses assuntos e demonstra 3 métodos de custeio e a aplicação destes em 3 realidades de diferentes empresas.

Realizar um controle de custos efetivo está no top 3 tarefas mais importantes que uma empresa realiza.  Ainda mais em tempos de crise, se equiparando então a importância de continuar produzindo em si. Contudo, muitas vezes é uma oportunidade muito menos explorada por gestores e donos de empresas, podendo-se aumentar a margem de lucros com menos esforço que  um aumento da produção de mesma proporção demandaria.

Se tiver interesse em recuperar a autonomia financeira do seu negócio e aumentar seus lucros, fique à vontade para baixar este e-book preparado pela PJ Consultoria!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco e te ajudaremos a encontrar a melhor solução para a sua empresa!