Você sabe o que é o capital de giro e a sua importância para o bom funcionamento de uma empresa? Trazemos aqui tudo o que você precisa para aplicá-lo no seu negócio.

 

O que é capital de giro?

 

Capital de giro é o valor disponível para garantir a manutenção e funcionamento das atividades e operações rotineiras de uma empresa. Ele é definido pela diferença das entradas e saídas financeiras.

 

  • Se você deseja saber quais são os tipos de gastos de uma empresa e como controlá-los, clique aqui.

Qual é a importância de controlar seu capital de giro?

 

Regularmente, a empresa deve assegurar o pagamento dos custos e despesas antes mesmo de receber pelos seus produtos ou serviços.

 

Como exemplo, uma loja de eletrodomésticos que vende a prazo pode levar meses para receber todas as parcelas da venda de certo produto. Porém, mensalmente, a loja deve pagar contas diversas, como o aluguel do espaço utilizado e o fornecimento de luz. 
Para ilustrar a importância da adequação de seu capital de giro à realidade de seu negócio, trazemos também o exemplo de uma sorveteria que lida com momentos de baixa nas vendas durante o inverno e que, mesmo assim, deve manter suas atividades. 

 

Nesses casos, as reservas financeiras se tornam essenciais para garantir os custos e despesas em todos os momentos, até mesmo quando se gasta mais do que se recebe.
Portanto, com um planejamento financeiro adequado, é possível definir um capital de giro suficiente para a empresa se manter no positivo e sustentar os seus gastos. Assim, haverá maior segurança durante o ano, superando as diferenças sazonais das vendas e eventuais oscilações do mercado.

 

                                                           Office

 

Afinal, como calcular a necessidade de capital de giro?

 

Para realizar esse cálculo, é fundamental ter conhecimento dos gastos e das expectativas de entradas. Se você não tem isso claro, poderá acessar nosso post completo que traz o detalhamento dos gastos de uma empresa.
 
Tendo o entendimento financeiro, nós separamos dois grandes grupos:
 
  • Ativos circulantes: contas a receber e valor em estoque;
  • Passivos circulantes: contas a pagar, impostos e despesas;

Agora é só fazer a diferença entre os ativos e os passivos e chegamos à necessidade de capital de giro (NCG)
 

 

NCG = AC – PC

 

Se essa conta der um valor negativo, é sinal de que tem mais dinheiro saindo do que entrando e, por isso, a empresa deve rever o seu planejamento financeiro e adequar seu capital de giro às suas necessidades.
Caso o resultado seja positivo, a empresa demonstra controle de suas finanças e provavelmente não terá necessidade de reajustar o capital de giro.
 
  • Confira aqui como realizar análises para investimentos de maneira estratégica.

Como você pôde perceber, ter uma gestão financeira adequada às especificidades de sua empresa é essencial para mantê-la em pleno funcionamento! 
Pensando nisso, disponibilizamos um e-book gratuito, que traz informações valiosas para garantir o controle de custos da sua empresa.

 

Baixe aqui nosso e-book gratuito.



Precisa de ajuda para ter o controle financeiro da sua empresa?

Não perca essa oportunidade e marque um diagnóstico gratuito com nossos especialistas.