Para início de conversa, é importante entender do que se trata uma Pesquisa de Mercado e como ela pode impactar a sua organização. Basicamente, a Pesquisa de Mercado é um estudo feito a partir de uma necessidade específica, através de coletas e análises de dados.
O objetivo é entender melhor seu público alvo, através de levantamento de informações relevantes e estratégicas sobre sua empresa, seus clientes, seus concorrentes, o mercado de atuação, dentre outros diversos fatores.
Tal projeto se caracteriza pelo seu alto grau de especificidade, sendo adaptado à necessidade atual da organização.
Para entender melhor como é realizada uma pesquisa de mercado na prática, segue um case de sucesso realizado pela PJ para o setor de Construção Civil:
Através da indicação de uma famosa construtora de pré-moldados em Belo Horizonte que já realizou dois projetos de pesquisa de mercado com a PJ Consultoria para estudar a viabilidade de lançamento de empreendimentos, o cliente viu em nossa empresa a credibilidade para auxiliá-lo em sua demanda. Tal cliente é dono de uma incorporadora, que constrói empreendimentos imobiliários em todo o estado de Minas Gerais e havia adquirido um lote em Conselheiro Lafaiete, com a ideia inicial de construir apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida na região.
Seu receio era, pela região possuir poucos imóveis do tipo e também por não conhecer as localidades, não possuir informações suficientes sobre as características ideais do empreendimento a ser construído de acordo com o potencial de mercado da cidade. Era necessário um conhecimento aprofundado sobre as necessidades dos possíveis compradores para que a venda das unidades residenciais obtivesse sucesso.
A pesquisa de mercado foi dividida em dois blocos: Pesquisa Primária e Pesquisa Secundária, por se tratarem de pontos de vista diferentes do setor pesquisado. Na Pesquisa Primária, os insumos para análise são obtidos pela própria equipe do projeto e trazem dados especificados para o negócio. Como exemplo desses dados, têm-se a real percepção do público sobre o produto e suas necessidades. Tal fase foi realizada através de questionários estruturados e entrevistas presenciais com moradores da cidade.
Assim, o intuito nesta etapa era coletar informações a respeito do perfil do público (como renda, local onde reside, local onde trabalha), suas necessidades e preferências de moradia, dados sobre o conhecimento do programa Minha Casa Minha Vida e de possíveis construtoras, entre outros. Foram realizadas ao todo 400 pesquisas com moradores de Conselheiro Lafaiete para que os dados pudessem ter validade estatística, com margem de confiança de 95%.
Já a Pesquisa Secundária consiste na coleta de dados a partir de terceiros, informações que já foram obtidas para outros intuitos e são facilmente encontradas em sites da internet, associações e empresas ligadas ao ramo de atuação.
Nessa etapa foi utilizada a metodologia Desk Research. Esta, otimiza e aumenta a eficiência das pesquisas, trazendo dados confiáveis e relevantes. A partir disso, foi possível obter informações sobre os principais concorrentes e também sobre a região onde será construído o empreendimento.
Com os dados obtidos, a equipe do projeto iniciou um esforço de análise dos mesmos para cruzar as principais respostas obtidas. A fim de responder às inquietações do cliente quanto à construção do empreendimento, como em qual público deveria focar para campanhas de divulgação e quais atrativos deveriam haver. Tudo isso possibilitou um melhor direcionamento para uma tomada de decisão assertiva.
Ao final do projeto, foi entregue uma ferramenta interativa e dinâmica com todas análises realizadas. Nela, poderiam ser acessados os gráficos e cruzamentos obtidos a partir das pesquisas, agrupados em três grupos: público, características do empreendimento e construtoras.
Nesta interface era possível ter acesso ao potencial de mercado, principal demanda do cliente.
Além disso, foram fornecidos insumos quanto ao perfil do público das faixas de renda abrangidas pelo programa e suas prioridades na escolha de um apartamento, bem como diferenciais competitivos da região do empreendimento.
Dessa maneira, como você pode ter percebido, foram disponibilizados diversos insumos para que o cliente ao construir seu empreendimento tivesse uma decisão embasada e fundamentada do seu negócio.
Esse caso de sucesso atesta a competência da PJ Consultoria na realização de Pesquisas de Mercado. Confira aqui mais um case dessa solução de nossa empresa, agora no setor cervejeiro.
Ademais, os princípios metodológicos que utilizamos nessa organização podem ser utilizados para auxiliar tomadas de decisão em outras empresas dos mais variados tamanhos e setores.
Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Pesquisa de Mercado na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!
Saiba como nosso time pode ajudar você e sua empresa!