Muitas empresas focam apenas em alcançarem um bom lugar no ranking de competitividade do mercado e acabam ficando estagnadas após conseguirem esse crescimento. Porém, atualmente, com o aumento constante dessa competitividade e das inovações, há uma enorme necessidade de que haja uma melhoria contínua. 

Atuando em uma mineradora

A PJ Consultoria realizou um projeto de melhoria contínua, que tem o intuito de instalar uma cultura de constante aprimoramento, em uma grande empresa de mineração. E que se baseou em:

  • Identificar todo os problemas e as demandas da empresa
  • Definir uma rotina e onde será a atuação da melhoria contínua
  • Determinar os indicadores de acompanhamento das melhorias
  • Elaborar o mapa da rotina e acompanhar os funcionários.

Esse projeto utiliza muito a filosofia Kaizen, palavra que vem do japonês e significa “mudança para melhor”, que busca a redução de desperdícios, a resolução rápida de problemas e o aumento da qualidade na empresa. Isso ocorre implementando uma mentalidade, onde toda a equipe é responsável pelo o aperfeiçoamento dos processos.

Como foi feita a melhoria contínua?

 Para implementar a melhoria contínua na empresa, várias ferramentas foram utilizadas como:

  • Ciclo PDCA – Consiste nas seguintes etapas: Planejamento (do inglês “Plan”), onde ocorre o reconhecimento dos problemas, a definição das metas, e o desenvolvimento do plano de ação; Execução (do inglês “Do”) do plano de ação criado; Verificação (do inglês “Check”) do que foi executado e dos resultados obtidos; e por fim, Ação (do inglês “Act”), quando ocorre uma análise dos resultados e, com isso, o ajuste do plano de ação, além da padronização das melhorias que obtiveram resultados positivos.

Para saber mais sobre o ciclo PDCA acesse esse link

  • Diagrama de causas e efeitos – Diagrama que separa os problemas em diversas áreas e categorias para facilitar a definição e visualização deles.

 

  • 5 “Porquês” – Ferramenta que visa destrinchar o problema central em diversas causas, para achar a causa raiz.

Para saber mais sobre a ferramenta dos 5 “Porquês” acesse esse link.

  • 5W2H – Consiste em um plano de ação que segue 7 diretrizes, sendo elas “O quê”, “Onde”, “Quem,“Porque”, “Quando”, “Como”, “Quanto”, com o intuito de especificar todos os passos do plano e todas a operações, para que seja mais fácil a visualização, checar e atribuir responsáveis a cada parte.

 

  • KanbanFerramenta, tanto física quanto virtual, relacionada com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série.

Assim, vários problemas foram encontrados e diversas melhorias foram implementadas em setores diferentes. Além disso, a PJ esteve continuamente realizando treinamentos e dinâmicas, para que todos aprendam na prática a realização das melhorias e possam, assim, continuar as implementado após o fim do projeto.

Resultados na empresa após o projeto com a PJ

Vários resultados positivos foram alcançados na empresa após a realização do projeto com a PJ, como:

  • Diminuição da avaria
  • Redução de 80% de falhas em um setor
  • Aumento na produtividade em 25%
  • Redução de processos manuais 
  • Diminuição de 84% na ocorrência de acidentes por mês, medido durante três meses

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