Muitas empresas focam apenas em alcançarem um bom lugar no ranking de competitividade do mercado e acabam ficando estagnadas após conseguirem esse crescimento. Porém, atualmente, com o aumento constante dessa competitividade e das inovações, há uma enorme necessidade de que haja uma melhoria contínua.
Atuando em uma mineradora
A PJ Consultoria realizou um projeto de melhoria contínua, que tem o intuito de instalar uma cultura de constante aprimoramento, em uma grande empresa de mineração. E que se baseou em:
- Identificar todo os problemas e as demandas da empresa
- Definir uma rotina e onde será a atuação da melhoria contínua
- Determinar os indicadores de acompanhamento das melhorias
- Elaborar o mapa da rotina e acompanhar os funcionários.
Esse projeto utiliza muito a filosofia Kaizen, palavra que vem do japonês e significa “mudança para melhor”, que busca a redução de desperdícios, a resolução rápida de problemas e o aumento da qualidade na empresa. Isso ocorre implementando uma mentalidade, onde toda a equipe é responsável pelo o aperfeiçoamento dos processos.
Como foi feita a melhoria contínua?
Para implementar a melhoria contínua na empresa, várias ferramentas foram utilizadas como:
- Ciclo PDCA – Consiste nas seguintes etapas: Planejamento (do inglês “Plan”), onde ocorre o reconhecimento dos problemas, a definição das metas, e o desenvolvimento do plano de ação; Execução (do inglês “Do”) do plano de ação criado; Verificação (do inglês “Check”) do que foi executado e dos resultados obtidos; e por fim, Ação (do inglês “Act”), quando ocorre uma análise dos resultados e, com isso, o ajuste do plano de ação, além da padronização das melhorias que obtiveram resultados positivos.
Para saber mais sobre o ciclo PDCA acesse esse link
- Diagrama de causas e efeitos – Diagrama que separa os problemas em diversas áreas e categorias para facilitar a definição e visualização deles.
- 5 “Porquês” – Ferramenta que visa destrinchar o problema central em diversas causas, para achar a causa raiz.
Para saber mais sobre a ferramenta dos 5 “Porquês” acesse esse link.
- 5W2H – Consiste em um plano de ação que segue 7 diretrizes, sendo elas “O quê”, “Onde”, “Quem,“Porque”, “Quando”, “Como”, “Quanto”, com o intuito de especificar todos os passos do plano e todas a operações, para que seja mais fácil a visualização, checar e atribuir responsáveis a cada parte.
- Kanban – Ferramenta, tanto física quanto virtual, relacionada com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série.
Assim, vários problemas foram encontrados e diversas melhorias foram implementadas em setores diferentes. Além disso, a PJ esteve continuamente realizando treinamentos e dinâmicas, para que todos aprendam na prática a realização das melhorias e possam, assim, continuar as implementado após o fim do projeto.
Resultados na empresa após o projeto com a PJ
Vários resultados positivos foram alcançados na empresa após a realização do projeto com a PJ, como:
- Diminuição da avaria
- Redução de 80% de falhas em um setor
- Aumento na produtividade em 25%
- Redução de processos manuais
- Diminuição de 84% na ocorrência de acidentes por mês, medido durante três meses
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