Os processos de fabricação industrial são as etapas de produção de uma indústria. Esses, quando caracterizados por gastos reduzidos, mínimo desperdício  e fluidez de produção, representam uma empresa com alta qualidade e competitividade no mercado.  Quer saber como melhorar sua produção, os processos da sua empresa e aumentar seus lucros ? Neste post vamos te explicar um pouco mais sobre isso.

O que é um Processo de Fabricação Industrial ?

Um processo de fabricação industrial se caracteriza por um conjunto de operações em série que têm como objetivo a fabricação de um produto. Nesse cenário, dentro da indústria, esse pode ter como resultado produtos base que servirão de matéria prima para outras indústrias ou produtos finais que já podem ser oferecidos em diversos mercados. A fabricação, o tratamento de aços e a produção de café são exemplos dessa diferenciação, e já podemos perceber que o resultado final tem uma grande influência em quais serão os processos adotados. Logo, é necessário entender o tipo de processo da sua empresa para melhorar sua produção. Abaixo estão listados os 4 principais tipos de processos industriais. São eles:

Processo Contínuo

É composto por linhas de produção dedicadas ao mesmo produto final. Essa indústria opera 24h por dia e sete dias por semana, com uma taxa de produção elevada. Aqui, a fluidez da produção e o investimento em tecnologia são pontos chave para melhorar sua produção.

Processo em Lote

Aquele que visa a fabricação de um número específico de produtos que compõem o lote. Assim, a demanda do consumidor é o fator decisório nesse tipo de indústria.

Por Oficina de Trabalho

Esse processo se diferencia dos demais por não fazer uso de linhas de montagem, mas sim de áreas de produção. Normalmente o número de produtos é menor e esses são personalizados.

Por Fabricações Discretas

Utiliza uma linha de montagem, contudo esse processo é altamente variado com diversas configurações e mudanças frequentes.

 

Como identificar os principais problemas na minha produção ?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tipos de processos industriais, falaremos um pouco sobre como identificar os principais problemas na sua produção. De início, você precisa coletar os dados de todos os processos da sua fábrica, as etapas, as máquinas e funcionários responsáveis por elas, tempo e saídas, entre outras características.  Posteriormente, você deve analisar quais dessas etapas apresentam impacto negativo na sua produção final, como por exemplo: atrasos na entrega, perda de material, grande quantidade de saídas defeituosas e a partir dessa análise priorizar os principais gargalos na sua produção. Nessa análise, você sempre deve levar em conta os indicadores de qualidade, e a maximização dos seus lucros.

Melhoria na qualidade

Um fábrica com processos de fabricação otimizados melhora consequentemente sua qualidade, para te ajudar a identificar os principais pontos de melhoria, listaremos aqui cinco dos mais importantes indicadores de qualidade em uma empresa.

Aceitação no mercado

O consumidor prefere o seu produto a outros no mercado ? Isso indica que seu produto final tem boa funcionalidade.

Eficiência de produtividade

Está relacionado a quantidade de recursos utilizados para alcançar a qualidade desejada, está entrelaçado ao desperdício e aumento de produtividade.

Indicador de impacto

Mede os níveis de satisfação do cliente. Quais são as reclamações mais frequentes ? O que elas têm em comum ?

Sinais de eficácia

É o valor percebido pelo público e está relacionado coma sua relevância no mercado, produtos defeituosos ou falhas de acabamento têm grande influencia nesse indicador.

Indicador de segurança

Mede o efeito que o seu produto tem na saúde ou integridade do cliente, aqui vale a pena ficar atento as etapas que podem não está atendendo as Normas Regulamentadoras (NRs). Nós da PJ Consultoria podemos te ajudar nessa etapa com uma Perícia de NRs, projeto  presente em nosso portfólio.

Otimização de Processo Mecânicos

Após todas essas análises, você pode perceber os impactos que os defeitos em sua linha de produção podem trazer a sua empresa e a principal linha de ação a ser adotada. Assim, a Otimização de Processos Mecânicos é um projeto que pode te gerar lucros e agregar muito valor ao seu produto. Esse é um projeto que se encontra em nosso portfólio e caso tenha interesse você pode entender mais sobre ele e agendar uma visita técnica gratuita clicando aqui.