O gerenciamento da rotina do trabalho é essencial para empresas que buscam otimizar seus resultados e melhorar a sua performance. A desorganização no ambiente de trabalho acarreta diversos problemas, além de reduzir a produtividade e a eficiência do processo, também é responsável por uma queda na qualidade dos serviços e produtos.

 

Gostaria de evitar conflitos organizacionais, otimizar seus processos e ainda traçar metas e resultados de maneira eficiente dentro da sua empresa? Se sim, o gerenciamento da rotina é a solução para seus problemas, conheça agora as 7 principais ferramentas para te auxiliar a solucionar os principais gargalos de seu negócio.

 

 1.Histograma

 

É utilizado para apresentação de dados e análise de. A demonstração dos dados é exibida, na maioria das vezes, através de gráficos e tabelas. Essa ferramenta é muito útil para analisar amostragens dentro da empresa de uma forma mais visual e sucinta.

Histogramas são muito úteis quando a empresa não apresenta uma análise integra sobre assuntos como: tempo de produção, tempo de espera por cliente e afins.

 

Abaixo está um exemplo de um histograma que apresenta dados sobre a estatura do homem brasileiro:

 

Gerenciamento da Rotina: Histograma

 

Observando os dados sobre a estatura do homem brasileiro , vemos que os mesmos são apresentados através de um gráfico de barras, facilitando a análise.

2. Diagrama de Pareto

Com a representação semelhante ao histograma, o diagrama de Pareto é apresentado através de um gráfico de barras, ordenados em barras do maior para o menor, geralmente é utilizado quando se precisa analisar as causas e as consequências de um gargalo na empresa.

O diagrama de Pareto é muito importante quando as empresas estão enfrentando algum problema, pois ele auxilia na detecção dos principais causadores de gargalos, permitindo com que a empresa aja de maneira mais concentrada e objetiva.

3. Diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa, também conhecido como “diagrama de causa e efeito”, é mais uma ferramenta para auxiliar na resolução de problemas, ele tem o intuito de apontar além das causas e efeitos de um problema, todas as possibilidades que contribuem para o agravamento do mesmo.

Com a criação desse diagrama, a gestão da empresa é capaz de conhecer mais profundamente o que acarreta um problema, além de entender quais elementos são os principais responsáveis pelo agravamento deles.

O diagrama é representado da seguinte forma, o gargalo(problema) é representado por uma linha central e os fatores que o afetam são organizados em outras linhas diagonais.

Para o desenvolvimento do diagrama, primeiramente, a equipe de gestão levanta as possíveis hipóteses para o mau funcionamento da empresa, após essa etapa, deve-se analisar mais profundamente cada hipótese, afim de encontrar as principais causas e trabalhar em cima delas.

Logo abaixo, observamos um diagrama de Ishikawa que busca estudar a perda de produtividade em uma ferramentaria.

Gerenciamento da Rotina: Diagrama de Ishikawa

Com a análise desse diagrama, fica muito simples para nós encontrarmos as principais causas do problema, e agir em cima delas.

 

4. Carta de Controle

A carta de controle, diferentemente das outras ferramentas, é representada por um gráfico estatístico, ela é responsável por ajudar na análise dos possíveis desvios e variações que ocorrem durante o processo da empresa.

São 3 elementos responsáveis pela formação da carta de controle:

 

  • Linha central: responsável por mostrar a média das variações, e localizada no centro.
  • Linha superior de controle (UCL): Linha que aponta os limites máximos de desvio (constante)
  • Linha inferior de controle (LCL): Linha que aponta os limites mínimos de desvio (constante)

A carta de controle é utilizada como uma maneira de monitorar a performance de um processo, assim como sua conformidade, se algo inesperado prejudica o desempenho do processo, isso é facilmente acusado pelos dados contidos na carta de controle.

5. Fluxograma

O fluxograma é uma das ferramentas mais úteis para se entender um processo de uma empresa, nele são representadas, de uma forma bem visual, todas as fases, atividades, eventos e tarefas da cadeia produtiva, incluindo condições e caminhos que o produto pode percorrer ao longo de seu desenvolvimento.

6. Gráfico de Correlação/Diagrama de Dispersão

O diagrama de dispersão, também conhecido como gráfico de correlação, é útil para relacionar duas variáveis. Com ele, é possível observar o que acontece com uma variável quando outra muda, e observar se é pertinente trabalhar com as variáveis de maneira correlacionada, como por exemplo, impondo uma relação de causa e efeito.

O diagrama de dispersão conta com dois tipos de elementos:

  • Variável independente: uma possível causa
  • Variável dependente: Uma causa ou consequência.

A partir da análise dos elementos supracitados, é possível chegar nas seguintes conclusões:

  • Correlação positiva: pode ser identificada quando ambas as variáveis aumentam na mesma direção, indicando que há uma correlação entre elas, de forma diretamente proporcional.
  • Correlação negativa: pode ser identificada quando o aumento de uma variável acarreta a diminuição da outra, indicando que há uma correlação entre elas, porém, de forma inversamente proporcional.
  • Correlação nula: pode ser identificada quando ambas as variáveis não apresentam correlações entre si, indicando que uma variável não afeta a outra, e vice-versa.

 

7. Folha de Verificação

A folha de verificação apresenta um sistema muito parecido com um checklist, com a execução dela, é possível monitorar todas as etapas e atividades previamente escolhidas, certificando-se de que todas os prazos foram cumpridos. Apesar de representar uma ferramenta de fácil manuseio, a folha de verificação é muito útil e auxilia demasiadamente na cadeia produtiva, pois ajuda a prevenir possíveis erros e/ou esquecimentos.

As 7 ferramentas da gestão de qualidade são muito importantes para o desenvolvimento saudável de uma empresa, com elas, é possível diminuir erros, otimizar processos, e monitorar todas as etapas da cadeia produtiva.  Por esses e outros motivos, é primordial que uma empresa que apresente problemas em sua linha produtiva, realize um gerenciamento da rotina, visando solucionar os gargalos encontrados e instaurar um ambiente de trabalho saudável e eficaz no seu negócio.

Gostou de saber mais sobre as 7 ferramentas da gestão da qualidade?

Sua empresa apresenta algum problema que pode ser facilmente solucionado por um gerenciamento da rotina?

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