Saiba qual estratégia sua empresa deve adotar ao enfrentar uma crise

 

A COVID-19 tem se mostrado um desafio de escala mundial e empresas de diversos setores estão sendo afetadas pelas mudanças econômicas provocadas pelo novo coronavírus. Com base em metodologias de gestão estratégica, vamos apontar neste artigo um possível direcionamento para implantação de um sistema de gerenciamento de crise. 

É essencial adotar um conjunto de medidas com objetivo de permitir a sobrevivência do empreendimento e permitir um melhor preparo para posterior retomada das atividades. Nesse sentido, o sistema de gerenciamento de crise é um conjunto eficaz de diretrizes que orientam organizações a implementarem equipes direcionadas à solução de problemas específicos para cada setor da empresa em um contexto de instabilidade. Três etapas orientam a implementação desse sistema, são elas:

1. Entendimento da Situação da Empresa

A primeira etapa consiste em examinar a situação atual do negócio, definindo e traçando o novo direcionamento durante o período de crise. Deve ser feita uma análise externa entendendo-se o cenário no qual a empresa está inserida, e uma análise interna para diagnóstico sobre o comportamento da organização frente à crise. É importante alinhar o foco e os objetivos da empresa desde o princípio, sendo definidas as prioridades de atuação conforme a nova estratégia. 

2. Definição de Sistema de Gestão de Crise

Na segunda etapa, recomenda-se estruturar um sistema de comitês, de modo a atribuir responsabilidades por cada um dos desafios identificados anteriormente. É necessário estabelecer uma nova rotina de trabalho que inclua momentos de alinhamento com os colaboradores e definir os mecanismos de controle para garantir a coordenação e execução das respostas.

Além disso, é fundamental definir processos de análise que considerem a relação entre os setores da empresa, adaptando o sistema de tomada de decisões para torná-las o mais assertivas quanto possível. Nesse momento, deve-se ajustar o funcionamento da comunicação na empresa, optando por canais que sejam compatíveis com a corrente forma de trabalho. 

3. Implementação do Sistema

A terceira etapa tem por objetivo estabelecer metas e indicadores que irão permitir o monitoramento da atuação da empresa durante o período de crise. Deve ser criado um painel de controle com indicadores estratégicos (KPIs) e operacionais (OPIs) relacionados a cada foco. A coleta de dados precisa ser diária para que os tomadores de decisão consigam ter informações suficientes para coordenar e alinhar as atividades dos comitês.   

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Um serviço de consultoria pode diagnosticar a situação da empresa, ajudando a definir a melhor estratégia para enfrentar os desafios do ponto de vista estratégico e gerencial. Ao final, pode ser entregue um dashboard personalizado para monitoramento das atividades propostas para cada foco de atuação. Mesmo optando por não procurar ajuda externa, é de extrema importância seguir esse passo a passo para adotar um sistema de gerenciamento de crise efetivo.

Assim, é possível garantir a sobrevivência durante a crise e também favorecer uma atuação pós-crise potencializada para o seu negócio.

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