Atualmente, a má gestão estratégica do desempenho das empresas é o principal fator que prejudica a obtenção de lucros. Nesse sentido, o maior problema enfrentado pelos gestores administrativos atualmente tem sido o desperdício dos recursos investidos na elaboração de um planejamento estratégico.

Isso acontece devido à falta de um acompanhamento correto dos processos internos e seus indicadores, o que torna o Planejamento Estratégico inutilizável,  e atrapalha a tomada de decisão dentro da empresa.


Isso acontece porque para uma gestão estratégica do desempenho, é necessário que o gestor esteja no controle das metas de forma inteligente para monitorar e prever os resultados de cada setor da organização a partir dos resultados obtidos em cada meta.

Se sua empresa ainda não possui um Planejamento Estratégico, leia nosso artigo sobre seus próximos passos.
Caso você possua um PE bem definido, mas ainda tenha duvidas sobre como mensurar seus resultados, saiba como otimizar seus processos.

Para fazer uma gestão estratégica do desempenho  é essencial que sua empresa realize uma coleta de dados eficiente para que sua tomada de decisão esteja embasada corretamente. Caso contrário, você estará investindo recursos para atacar problemas que tangenciam a causa raiz, sem de fato solucionar o tema.

 

Para gestão eficiente do desempenho, as etapas sugeridas consistem em:

 

  • Alinhamento estratégico

A partir do momento em que é identificado um problema principal, é preciso construir um indicador global para a meta que se deseja atingir.

 

  • Imersão nos processos

A análise do passo a passo dos processos e da relação dos funcionários com o problema permitem a identificação dos principais fatores associados à causa raiz do problema.

 

  • Definição e desdobramento das metas

A partir do levantamento dessas informações, é possível desdobrar a meta estratégica à nível operacional e, assim, conseguir mensurar o desempenho de cada departamento na solução do problema.

 

  • Elaboração da Ferramenta de Controle

Para o sucesso desse acompanhamento, é necessário que haja uma padronização da mensuração dos resultados obtidos,  que pode ser realizada por diversas ferramentas. Para isso, é necessário identificar a que melhor se encaixa em sua empresa.

 

  • Elaboração de Planos de Ação

Com a tomada de decisão embasada em dados é possível traçar estratégias assertivas para transformar as metas em ações de curto, médio e longo prazo.

 

A PJ Consultoria já prestou serviços nesse tema e você pode conferir nosso artigo sobre um case similar clicando aqui

O que você acha desses passos? Você sente que sua empresa ainda poderia melhorar em alguma dessas etapas?
Caso a resposta seja sim, você pode estar perdendo tempo em medidas paliativas que não vão resolver seus problemas de fato. 

Para conversar mais sobre o assunto, agende uma conversa gratuita com nossa equipe para descobrir como solucionar seus problemas hoje!