Você sofre quando tem que trocar um funcionário e precisa ensinar todo o processo e as funcionalidades para o novo encarregado? Ou até mesmo com funcionários atuais que parecem não entender o que tem que fazer? Sente que sua empresa poderia ser mais eficiente, acha que é possível reduzir custos ou desperdícios ou ainda evitar erros cometidos e cargas de retrabalhos. Bem, se você se identificou com alguma dessas sentenças ou até mesmo com todas, é bem provável que sua empresa esteja precisando de um mapeamento de processos.
Mas o que é esse “mapeamento de processos”? Se você está com essa dúvida agora, saiba que é algo bem simples de entender. O mapeamento de Processos é uma ferramenta utilizada para identificar todas as etapas, fluxos e objetivos de um determinado processo, além disso ele procura estabelecer relações entre todas as atividades executadas pela empresa, com o intuito de que cada parte compreenda os objetivos delas e o valor daquilo que executa dentro da cadeia produtiva. o Mapeamento de Processos preza pelo inter-relacionamento de todas as atividades executadas e foca no resultado do processo.
Nesse sentido, com a adoção da metodologia, a organização obtém uma visão ampla de seus processos, o que possibilita uma facilidade na identificação de atividades que não agregam valor ao produto final, assim como uma maior simplificação de tais atividades, reduzindo, por consequência, o tempo do ciclo produtivo da empresa. Além disso, com áreas mais integradas, cada parte percebe as expectativas exigidas por seus clientes internos e externos, acarretando em uma ampliação da qualidade na execução de tarefas e a redução de retrabalho.
Podemos citar, então, como alguns do principais benefícios e resultados desse processo os seguintes pontos: apresenta as partes envolvidas no processo, detalha as atividades que compõe esse processo, mostra quais são as decisões tomadas ao longo das atividades, determina quais são as entradas e saídas do processo e mostra a relação entre as etapas.
Desta forma, é possível entender um pouco da importância desse serviço em uma empresa, mas vale ressaltar, ainda mais, o notável trabalho exercido, sobretudo, no setor de serviços. Muitas pessoas têm dificuldade em enxergar o mapeamento de processos nesse setor, pois acha que se aplica somente em industrias.
Ledo engano, o mapeamento de processos é extremamente recomendado a empresas do ramo de serviços, pois compreender e documentar, detalhadamente, os processos da empresa de forma a se obter um mapa lógico, no qual é possível compreender e identificar gargalos operacionais e pontos de melhoria é de grande benefício. Desta maneira, pode-se, então, agilizar serviços, reduzir custos, melhor distribuir os trabalhos e, principalmente, ter maior controle e conhecimento de cada etapa e cada tarefa de cada pessoa, e assim conseguir diagnosticar falhas e amenizá-las.
Se, depois de tudo o que foi falado, você percebeu que um mapeamento de processos é um serviço que pode ajudar você e sua empresa, que é um serviço que lhe interessa ou ainda, está com alguma dúvida e quer saber mais sobre, entre em contato conosco, estamos à disposição para melhor o atender.
Caso queira entender um pouco mais do que fazemos, clique aqui e entenda como funciona a PJ Consultoria e quem somos!
Saiba como nosso time pode ajudar você e sua empresa!