Você tem dificuldades para fazer uma boa pesquisa de mercado de forma rápida e prática? Acredite, você não está sozinho. Muitas pessoas passam pelo mesmo desafio na hora de fazer uma pesquisa de mercado realmente eficaz.
Primeiramente, a pesquisa de mercado é uma maneira de conhecer o mercado em que você está ou deseja se inserir, obtendo insumos para tomadas de decisões estratégicas que podem definir se você terá ou não sucesso no seu negócio.
Imagine, por exemplo, abrir um empreendimento de imóveis em uma região em que as pessoas não tem interesse em morar. Esse poderia ser o desastre para a construtora, se não fosse pela contratação da PJ UFMG para fazer uma pesquisa de mercado com a população da região, confira esse case de sucesso AQUI!
Para realizar uma pesquisa de mercado precisamos, primeiramente, ter em mente alguns pontos:
Se você não sabe o que quer descobrir e quais insumos você deseja adquirir, todo o resto da sua pesquisa será desorganizado e não te trará as respostas que você deseja responder.
É muito importante, também, entender qual o público-alvo da sua pesquisa, seja consumidores de uma determinada região, fornecedores, concorrentes, ou clientes em geral.
Com seu objetivo e público-alvo definidos, você consegue calcular o tamanho de sua amostra. Essa amostra de pessoas que serão entrevistadas deve possuir tamanho necessário para ter uma confiabilidade alta e uma pequena margem de erro.
No mundo digital há várias ferramentas que conseguem estatisticamente calcular o tamanho da sua amostra. A mais confiável, e utilizada por nós, é da empresa Survey Monkey, que é bem intuitiva e cumpre com sua função.
Chegamos aqui na parte que realmente importa, como fazer a pesquisa de mercado com seu público-alvo? Como criar os questionários e perguntas? De onde tirar esses dados?
Primeiro, temos que entender que existem dois tipos de pesquisa:
1) Pesquisa primária;
Quando você contrata ou realiza as pesquisas com os indivíduos, onde são aplicados entrevistas e questionários.
2) Pesquisa secundária;
Quando você realiza uma desk research, ou seja, utiliza de dados da internet, artigos acadêmicos, sites governamentais, e guias ou relatórios realizados por instituições ou empresas privadas.
A pesquisa secundária é muito importante e conseguirá te trazer vários insights e ajudar bastante na sua pesquisa de mercado, entretanto, normalmente só ela não basta para responder às suas perguntas.
Canais comuns para a pesquisa secundária são: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Instituto de Pesquisa Econômica, conhecidos como IBGE e IPEA .
Outro site governamental interessante de se pesquisar é o Portal Brasileiro de Dados Abertos , nele são disponibilizados dados de organizações como Anatel, ANAC e BNDES.
O Google também possui uma ferramenta para essa tarefa, o Google Data Explorer, nele você consegue pesquisar e analisar dados de todo globo, em diferentes formatos e temas.
Fazer a pesquisa primária, além da secundária, é trivial para ter uma maior assertividade e entender como as pessoas da região que você irá entrevistar realmente se comportam.
Um erro muito comum na hora de realizar o questionário é enviesar as perguntas, e dessa maneira obter respostas que não são confiáveis.
Para evitar isso durante a execução do planejamento da pesquisa é importante manter a imparcialidade, sempre procurando por segundas opiniões e feedbacks.
A pesquisa piloto é uma aplicação do seu questionário com uma pequena parte de sua amostra. Com ela você consegue validar as suas perguntas e analisar se está faltando algum dado, ou se alguma pergunta está enviesando o seu entrevistado, podendo transformar negativamente o seu resultado final.
Após a pesquisa piloto o questionário deve ser readequado e reaplicado.
Chegou a hora de terminar o serviço, após todo o trabalho e entrevistas você precisa entender o que aquelas informações que foram geradas estão te contando. Para isso, você precisa tabular os dados e analisar por meio de gráficos e relatórios.
Uma ótima ferramenta para esse fim é o Power BI, ferramenta da Microsoft de business intelligence.
Antes, porém, é importante lembrar dos seus objetivos com a pesquisa, e após isso começar procurar informações que podem agregar a você e sua empresa.
Comece pelos dados mais gerais e sinalize todos os dados que te chamarem atenção, depois analise as informações que estão muito discrepantes, seja positivamente ou negativamente.
Verifique se suas hipóteses estavam corretas e cuidado para não querer alterar e justificar dados, eles são o que são, e as vezes é difícil aceita-los.
Faça cruzamentos de perguntas que façam sentido e deixe tudo documentado. Dessa forma, você sempre poderá consultar seus relatórios quando precisar tomar alguma decisão.
Concluímos então, que para realizar uma pesquisa de marcado é necessário tempo dedicado e muita análise crítica. Entretanto, seguindo os tópicos acima você conseguirá suas respostas, e assim alavancar seus negócios!
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