Conheça um dos mais famosos casos da PJ que gerou aproveitamento máximo para a nova planta de uma empresa e que , consequentemente, ajudou na movimentação do local e também na lucratividade da empresa como um todo.

Como a PJ conseguiu melhorar a armazenagem de uma empresa apenas “mudando coisas de lugar”

Contextualização

Recentemente, a PJ Consultoria realizou um projeto de Planejamento de Layout para uma empresa do ramo de diagnósticos laboratoriais muito consolidada no mercado.

A empresa em questão tinha o interesse em construir um novo galpão para armazenagem de seus produtos. Então, buscou-se apresentar uma nova planta para esse galpão que fosse capaz de armazenar de forma mais adequada e eficiente do que era planejado anteriormente.

O que foi feito?

Processo

A partir da demanda que foi passada pelo cliente, a PJ Consultoria deu início ao projeto de Planejamento de Layout. O principal objetivo desse projeto é a definição ou redefinição de localizações ou arranjos físicos para instalações da empresa. Com isso, espera-se obter um melhor fluxo de materiais e também aumento na produtividade como um todo.

 

Iniciado o projeto, buscou-se primeiramente definir e mapear os fluxos que ocorriam dentro do espaço físico em questão. Tendo um maior conhecimento à respeito do processo produtivo adquirido após o mapeamento dos processos e construção de fluxogramas, foi necessária a coleta de dados. Com isso, foram fornecidas informações sobre dimensionamentos, funcionários, custos e tempo.

 

Ter uma base consistente e confiável é essencial para dar prosseguimento ao projeto, pois qualquer centímetro a mais pode influenciar no resultado final, já que estamos falando em como utilizar o espaço físico de uma instalação da melhor maneira possível.

 

Ao se obter os dados necessários, foi dado início a fase mais importante do projeto, que se trata da construção de alternativas para arranjo físico do local e, finalmente, definição do layout mais adequado a partir da análise de parâmetros e indicadores.

 

Para a construção das alternativas de layout, foi utilizado um software próprio para este tipo de situação, chamado “Sketchup”. Os mapeamento de fluxos foram feitos tendo como base um diagrama conhecido como “Diagrama de Spaghetti”.

 

Para garantir que as alterações não teriam problemas, definiu-se uma série de fatores limitantes que poderiam ser problemas na construção do novo galpão e na esperada implementação da nova planta de layout. Visando também ajudar nessa questão de prevenção de problemas, foi feita uma Análise Estrutura das gôndolas, com o objetivo de testar a resistência e o peso que elas suportariam.

 

É interessante pontuar que todas as alterações propostas e aplicadas estavam dentro das normas legais impostas pela lei, pois a equipe responsável pelo projeto se manteve atenta a este fator a todo momento.

 

Entregas

Por fim, relatórios, fluxogramas, plantas e novas configurações de utilização do espaço físico foram entregues ao cliente, o que o agradou de forma imediata. Então, pode-se dizer que houve um minucioso estudo para viabilização da construção do novo galpão. Cada informação foi colocada e trabalhada em formato de relatório. Assim, o cliente poderia esclarecer quaisquer dúvidas sobre a forma como foram tratados os dados fornecidos.

 

Resultados

Como resultados, foi possível notar uma fluidez muito maior dentro do novo espaço, ou seja, o aproveitamento do espaço atingiu níveis satisfatórios, sem aglomerações de fluxos de materiais, pessoas e serviços.

Os relatórios apresentados serviram de base para que nenhuma informação ficasse oculta, favorecendo uma tomada de decisão muito mais consistente por parte do cliente. Foi possível notar o orgulho e felicidade dos contratantes ao ver o negócio que tanto almejaram decolar de forma mais segura após o serviço prestado pela PJ Consultoria.

 

Quer saber como aplicar essa mudança de layout na sua empresa? Entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

Por Matheus José