“Roma não foi construída em um dia, mas eles colocavam tijolos a cada hora”. Essa deve ser sua mentalidade ao se deparar com uma oportunidade inovadora, porque uma boa ideia sem execução não leva ninguém a lugar algum.

 

Introdução

Então, você possui uma ideia que lhe parece promissora e fica bastante animado com isso. Assim, sendo alguém esperto, você faz uma pesquisa de mercado para ver se realmente é algo inovador e que atenda uma necessidade do mercado. Então, para sua felicidade, vê que a resposta é sim.

 

Se você quer saber como fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as tendências e gaps do mercado diretamente com seu público clique aqui .

 

Desse modo, ansioso para começar a ideia antes que alguém comece primeiro, você se encontra perdido ao tentar dar os primeiros passos. E, com medo de estar sendo muito otimista ou sonhador, começa a repensar se é algo que vale a pena investir tempo e dinheiro.

 

Se você se identificou com isso e teme perder uma grande oportunidade caso não dê uma chance para o seu projeto, de forma que sobre apenas arrependimentos e dúvidas caso daria certo ou não. Neste post, vamos lhe propor uma alternativa que atenda a sua situação e que várias pessoas usam para analisar suas ideias, o Projeto Conceitual.

 

O que é um Projeto Conceitual?

Antes de qualquer ideia de produto inovador sair do papel, sempre existe uma pesquisa detalhada por trás do que está sendo proposto. Portanto, é isso que consiste um Projeto Conceitual. Ele utiliza de estudos técnicos para validar os conceitos de sua ideia e ajuda a confirmar uma solução que atenda determinada necessidade.

 

Por que você deve fazer um Projeto Conceitual?

É impossível criar algo novo sem ter uma base fundamentada que sustente aquilo que você propõe. Assim, ao fazer o Projeto Conceitual, você ajuda sua ideia não apenas a dar os primeiros passos, mas dá-los apontando na direção certa.

 

Durante a execução desse projeto será definido qual o intuito primordial de seu produto, quais são as delimitações de seu funcionamento e, inclusive, as restrições que envolvem o valor do investimento. Desse modo, tudo isso lhe proporcionará uma visão ampla e crítica sobre a viabilidade daquilo que é proposto. Assim, você poderá definir quais serão suas próximas decisões com mais segurança e sem perda de investimentos.

 

Como funciona um Projeto Conceitual?

Durante a execução do Projeto Conceitual, passamos pelas seguintes atividades:

 

  • Entendimento:

Nesse momento, será feito o primeiro contato da equipe com o que o cliente propõe como ideia. Ou seja, é uma conversa entre os projetistas e você para que possamos alinhar com os seus objetivos.

  • Ideias iniciais:

Uma vez entendido as suas necessidades, buscaremos informações sobre os sistemas mecânicos, as tecnologias e os materiais que podem ser empregados para executar a sua ideia.

  • Compreensão e Elaboração:

Consiste na parte mais extensa do projeto, de modo que faremos um aprofundamento da etapa anterior. Por meio de pesquisas em artigos embasados com os quais podemos sustentar, de forma técnica, o projeto. Assim, iremos observar quais requisitos técnicos, funcionais e construtivos que envolvem a execução. E, por meio disso, propor soluções que estejam em harmonia com o que você deseja para sua ideia.

  • Verificação:

Finalmente, após ser avaliada e definida qual a melhor solução atende o projeto, iremos entregar o relatório técnico, que aborda tudo aquilo que foi feito e que contribui para o desenvolvimento da ideia proposta. Além disso, entregaremos as modelagens finais que envolvem todo o projeto.

 

Se a sua ideia já foi validada e estruturada por meio de um Projeto Conceitual você pode estar necessitando de um desenho técnico para representar e padronizar seu maquinário ou de uma prototipagem para lançar um versão inicial do produto que será testada e aprimorada na prática.

 

Conclusão

Portanto, ao ter lido este texto, você foi apresentado a como utilizar o Projeto Conceitual para conseguir dar os primeiros passos de sua ideia da maneira correta. Assim, caso você tenha se mostrado interessado em executar o projeto ou ficou instigado a saber mais a respeito, entre em contato com a PJ que nós vamos até você para ouvir o que tem a dizer.

 

Saiba como nós, da PJ Consultoria, podemos te ajudar com isso, clicando aqui.