Você sabe o que é um protótipo e qual a importância dele em um projeto?

No sentido direto da palavra seria um modelo ou produto que está em fase de testes, estudo ou planejamento. Nesse contexto, a prototipagem é a construção de uma réplica ou versão inicial de algo que se deseja produzir, feito muitas vezes como um MVP – mínimo produto viável –, ou seja, o mais simples possível para validar uma ideia e auxiliar no desenvolvimento de um produto.

Podemos desenvolver protótipos de três tipos:

  • de produtos físicos: são modelos feitos em material de baixo custo e suas dimensões podem variar de acordo com a avaliação a ser desenvolvida, de pequena escala até tamanho real. Muito usados para teste de equipamentos, peças industriais e móveis.
  • de serviços: são simulações de processos, atendimento, entre outros. Essas simulações são feitas, por exemplo, com representação de papéis por especialistas. Com esse tipo de protótipo pode-se testar soluções que gerem resultados e, se houver dúvidas, como respondê-las.
  • de serviços ou produtos digitais: são versões muito simplificadas do resultado final ou que contém apenas uma finalidade específica como, por exemplo, links sem layout apenas para testar a navegação.

Nem toda ideia que surge é perfeita e o protótipo é muito útil na hora de realizar a validação do pensamento, já que se pode levar à realidade, com um custo muito menor, o produto que se quer testar para ver a aceitação do mercado ou se é competitivo o suficiente. Além disso, a prototipagem permite validar a experiência de usabilidade do usuário e testar critérios como a facilidade de uso, ver se aquela ferramenta é, de fato, intuitiva e fluida e encontrar possíveis obstáculos para o uso, buscando eliminar possíveis excessos, redundâncias e erros.

A partir disso é possível então colher feedbacks suficientes para entender se aquele produto realmente merece ser desenvolvido e então realizar as melhorias que o produto final deve ter antes de ser lançado ao mercado.

No mundo atual, onde o tempo em que os produtos permanecem no mercado está cada vez menor, e as empresas buscam inovar cada vez mais e mais rapidamente para não perderem fatia de mercado. Logo, a prototipagem ganha relevância à medida que pode melhorar a comunicação e a tomada de decisões por parte das áreas envolvidas no novo projeto. Nesse sentido, o protótipo é muito útil em:

  • validação do design conceitual, envolvendo toda equipe de desenvolvimento e clientes;
  • elaboração do design detalhado do produto;
  • avaliação e aprovação final do design detalhado do produto, com base em testes específicos.

 

Portanto, assim como a evolução dos produtos tem ocorrido de forma cada vez mais rápida, as tecnologias para desenvolvimento de protótipos também têm avançado. O que antes necessitava de pessoas com habilidades, que muitas vezes esculpiam material como madeira, gesso, resina entre outros, tornou-se muito mais simples e rápido com o auxílio de ferramentas como as impressoras 3D.

Nesse sentido, os protótipos fazem-se cada vez mais presentes no mercado, ajudando não só na validação das ideias, mas também na redução de custos e avanços na tecnologia.

Tem interesse em desenvolver um protótipo ou busca entender mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!