A manutenção certamente desempenha um papel importantíssimo na qualidade e eficiência dos equipamentos (sejam eles maquinários de fábricas, frotas de automóveis, etc.), afinal, ela é quem garante que estes estão funcionando da forma mais produtiva possível, podendo aumentar sua vida útil. Mas você sabe quais são os tipos de manutenção? O que é manutenção preventiva? Corretiva? E quando cada uma é usada?

Quais são os tipos de manutenção?

Os processos de manutenção podem ser divididos em dois grupos primariamente: manutenção planejada e não-planejada. Como pode-se inferir dos termos, a manutenção planejada é aquela que ocorre com um planejamento prévio, que tenta antecipar a falha e realizar reparos estratégicos, enquanto a não-planejada é aquela que acontece após a identificação da avaria, para reparar algo já danificado.

A manutenção não-planejada é, normalmente, uma manutenção corretiva. Esta é feita quando ocorre alguma falha aleatória, como a quebra de uma máquina, por exemplo. Como não são previsíveis, são feitas sem planejamento e costumam ser caóticas, feitas de forma emergencial.

Dentro da manutenção planejada, podemos ter 3 tipos:

Manutenção corretiva

Sim, a manutenção corretiva também pode ocorrer como uma manutenção planejada. A princípio, isso pode acontecer de duas maneiras.

A primeira, no caso em que se detecta uma queda de desempenho em um equipamento, mas que não requer uma ação imediata, de modo que a máquina continue operando enquanto é feito o agendamento da manutenção. Por exemplo, se é notada alguma vibração incomum ou se o equipamento apresenta um aquecimento não esperado. Neste caso, porém, a máquina deixa de ser totalmente confiável, uma vez que pode parar a qualquer momento.

A segunda maneira é por uma decisão gerencial, isto é, baseando-se em dados e deliberações, define-se que o equipamento deve operar até a falha. Isto pode acontecer, por exemplo, nos casos em que determinada peça é facilmente substituída e já existem peças sobressalentes dispostas para tal.

Manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção, muito comum, é aquele feito periodicamente, para checar se o equipamento está funcionando de forma adequada. O objetivo aqui é que se encontre um princípio do que pode vir a ser uma falha antes que esta se concretize. Desta forma, atua-se em cima desse princípio, evitando que a falha venha a acontecer. Um exemplo clássico desse tipo de manutenção é a troca de óleo a cada 5.000 ou 10.000 km, ou mesmo a realização de inspeções periódicas, acompanhadas de ajustes.

Manutenção preditiva

Já a manutenção preditiva se trata de algo um pouco mais refinado. Esta manutenção se baseia no monitoramento dos equipamentos (com sensores e softwares, por exemplo) em tempo real. Deste modo, as condições de funcionamento e o desempenho do maquinário são controlados pelos responsáveis pela manutenção, que podem, então, monitorar a degradação das máquinas. Com isso, torna-se possível prever as intervenções que deverão ser feitas, o que aumenta a confiabilidade do equipamento e reduz as intervenções corretivas.

O que é plano de manutenção?

Isto posto, sabemos quais são os tipos de manutenção. O plano de manutenção, então, nada mais é do que uma sistematização baseada nestas manutenções acima detalhadas, e personalizado para a situação de cada empresa. A partir dele, tem-se um melhor controle sobre as atividades de manutenção, de modo a potencializar os seus resultados e, consequentemente, os de todo maquinário.

Caso se interesse em saber mais sobre o plano de manutenção propriamente dito e como ele é feito, temos um artigo explicativo no blog sobre sua importância. Você pode acessá-lo clicando AQUI.

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