A capacidade de produtiva de uma empresa pode ser definida como o volume máximo de saídas de um processo produtivo em um determinado espaço de tempo.
Responda rápido: você gosta de largar por último ou sair na frente? Se respondeu sair na frente, saiba que acompanhar a sua capacidade produtiva pode fazer isso por você.
Ayrton Senna é celebrado como o maior piloto brasileiro de todos os tempos. Nada mais do que merecido esse título, você não acha? Ayrton se consagrou tricampeão em uma época em que os resultados da prova dependiam quase que exclusivamente da potência do motor e da habilidade de quem comandava o volante. Hoje a realidade é outra: os resultados são baseados em dados gerados por análises. Tudo isso para tirar o maior proveito possível da capacidade produtiva do carro, do piloto e da equipe. E o que define o lugar mais alto do pódio é o controle e planejamento dessa capacidade operacional.
De forma resumida, podemos dizer que a capacidade produtiva é a razão entre a velocidade de produção e a quantidade de produtos/serviços prestados. Popularmente, há o conceito de que uma boa capacidade produtiva é aquela que oferece a maior quantidade de produtos ou serviços em menor tempo. Mas esse conceito está errado; uma capacidade produtiva ideal consegue harmonizar a produção e a demanda gerando o menor custo possível.
De nada serve produzir muito em pouquíssimo tempo se você não tem saída para o que gerou ou fica fora do padrão de qualidade. Usando nosso exemplo novamente, na Fórmula 1 o que importa para as equipes de pitstop é velocidade, visto que o que decide o resultado das provas é o tempo. Entretanto, para uma empresa de consultoria a mensuração da capacidade produtividade depende de múltiplas variáveis como o valor gerado para o cliente, o que torna sua medição muito mais complexa. Logo, a equipe de Fórmula 1 e a empresa de consultoria medirão a mesma coisa (capacidade produtiva da equipe) através de métricas totalmente diferentes.
Assim sendo, o primeiro passo para uma boa largada é definir os critérios que deverão ser analisados, tais como:
Pensar nesses pontos te ajudarão a ter uma capacidade produtiva ótima. E só se faz isso através do acompanhamento operacional da sua empresa. Esse por sua vez, deverá auxiliá-lo a traçar um planejamento e controle do seu processo de fabricação. De nada adianta apenas ter todas as métricas que serão usadas e saber exatamente o que importa no final do mês para fechar as contas: você precisa de planos e metas!
Fazendo isso, você garante a sua vaga na dianteira do mercado apenas por manter um olhar atento naquilo que sua empresa produz.
Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Análise da Capacidade Produtiva na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!
Saiba como nosso time pode ajudar você e sua empresa!