Entenda a importância de mapear processos da sua empresa e como isso pode ajudar a aumentar a produtividade e organização do seu negócio.

Introdução

Você sente que algumas atividades não têm um acompanhamento correto no dia a dia da sua empresa?


Existem atividades sendo realizadas sem padronização?

 

Há tarefas que poderiam ser simplificadas mas geralmente consomem muito tempo em planejamento ou retrabalho?

 

É notada a dependência de certas pessoas para a instrução, acompanhamento ou ajuda na execução de determinadas atividades? 

 

Esses problemas são comuns nas empresas e podem ser facilmente resolvidos com um “mapeamento de processos”. 

 

O mapeamento de processos, como o próprio nome indica, busca mapear e padronizar as principais atividades e etapas dentro de um processo, a fim de garantir maior eficiência, qualidade e segurança a essas tarefas.

 

Mas o que é um processo? 

Um processo pode ser descrito como uma determinada ordenação contínua e repetitiva de atividades envolvendo insumos, como pessoas, informações e matérias-primas, visando um fim no qual se agrega valor ao produto ou serviço que se está gerando.

Assim, é fundamental que exista um padrão na execução dessas atividades para que o resultado final seja sempre o melhor possível.

Benefícios do Mapeamento de Processos

O mapeamento de processo, à medida que permite identificar as principais atividades de um processo e documentá-las visualmente, facilitando não só sua compreensão, mas seu domínio

Tendo todas as etapas representadas, é mais fácil para toda a equipe compreender como se desenvolve o processo e como deve ser executado. Além disso, facilita a identificação de etapas gargalo, dos requisitos e recursos envolvidos e também das pessoas/áreas que estão envolvidas nessas etapas e que precisam ser contatadas em caso de necessidade.

A  importância de fazer mapeamentos dos processos reside no ganho que se tem com sua representação gráfica, não só em termos de visualização e lembrança das etapas e atividades, mas também por representar os processos como são de fato, e não como se pode imaginar em um primeiro momento.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre esse ferramenta e como realizá-la, clique aqui e acesse nosso post e comece a ter mais controles dos processos na sua empresa.