Como organizar o setor financeiro de uma empresa?

Você tem dificuldades para organizar o setor financeiro do seu negócio? Quer ter mais controle sobre o histórico de gastos e receitas da sua empresa? Com um sistema de organização financeira eficaz você ganha mais tempo para cuidar do que importa, confira as dicas que listamos para você!

Qual a importância da organização financeira?

A organização financeira é o coração de todo negócio, seja ele pequeno ou grande. Sem ela, até os negócios mais viáveis e rentáveis iriam falhar. Proteger seu investimento é dar a devida atenção aos detalhes financeiros.

A organização financeira permite uma gestão estratégica dos recursos, uma vez conhecida toda a movimentação e, principalmente, suas tendências. Tal organização auxilia na previsão de gastos futuros e no o conhecimento das entradas e saídas, promovendo um lucro maiorprotegendo seu patrimônio em questões legais. Além disso, fornece uma rede de segurança financeira, importante durante circunstâncias difíceis, como  em uma pandemia mundial semelhante à qual nos encontramos. Para te ajudar, listamos alguns pontos importantes sobre essa ferramenta:

Organize custos, receitas e despesas

Ter domínio sobre os custos e receitas  de sua empresa é fundamental. E para isso, é preciso diferenciar os conceitos e defini-los  com precisão.

Custos – São aqueles gastos relacionados à produção. São todos aqueles que têm como fim a obtenção de produto/serviço que estamos produzindo.

Despesas – As despesas são gastos necessários para a manutenção da atividade fim, mas sem estar diretamente ligadas a ela. Podem ser impostos, aluguel de escritório (quando não relacionado à produção do produto/serviço fim), salários de profissionais da parte gerencial da empresa e etc.

Receita- Todo dinheiro que entra na empresa é considerado receita. Ela pode vir de venda de produtos e serviços e/ou de juros recebidos por pagamentos atrasados e investimentos.

Controle o capital financeiro  

Para garantir a saúde financeira da sua empresa, é necessário o manuseio eficiente do fluxo de caixaAnalise todos os gastos da sua empresa (diretos e indiretos) e custos (fixos, variáveis e semi variáveis) para calcular sua taxa de despesas gerais, e monitorá-las regularmente. Esta é a maior dificuldade dos negócios brasileiros, e sua administração é ideal para manter o negócio organizado.

Confira aqui o que é e como calcular o capital de giro e baixe nossa planilha de fluxo de caixa.

Otimize os pagamentos

Fazer a folha de pagamento pode ser um desafio para pequenos negócios, mesmo que esteja sendo gerado o suficiente de receita. Otimizando esse processo, você pode melhorar sua organização financeira, tornando mais  fácil o pagamento dos funcionários.

Escolha um método de pagamento que pague direto seu funcionário em sua conta bancária. Com o uso de cheques, por exemplo, seu dinheiro é colocado em retenção, pois não se tem controle de quando o valor será descontado. Parece um mínimo detalhe, mas ajuda no manuseio do seu fluxo de caixa. 

Atualize o balanço

Um balanço mantém o controle dos ativos, passivos e patrimônio de uma empresa, e o objetivo geral é equilibrar os ativos com os passivos mais o patrimônio líquido. É de suma importância ter um documento contendo informações e o mantendo atualizado, uma vez que o acompanhamento é necessário para  credores e investidores. Portanto, certifique-se de fazer lançamentos regulares à medida que seu quadro financeiro muda.

Invista em crescimento

É importante separar uma quantia e estar de olho nas oportunidades de crescimento do mercado. Isso possibilita o seu negócio crescer de forma saudável financeiramente. De modo a sempre manter o pensamento no futuro da empresa. 

Utilize do ROI

Medir a possibilidade de crescimento e o retorno sobre investimento (ROI), mostrará  quais aplicações são viáveis e quais não valem o investimento. Não controlá-los, implica na perda de dinheiro ou em sua má aplicação. 

 

A parte financeira de uma empresa é o que a move, sendo responsável tanto pelo prestígio quanto pelo declínio. E para mantê-la em bom estado, é necessária uma boa organização em conjunto com o  trabalho de especialistas. Se você possui a necessidade de melhorar o controle financeiro da sua empresa, não deixe de buscar as soluções  adequadas para seu negócio. A PJ Consultoria ajudará você na elaboração de um planejamento financeiro adequado, organizado e efetivo.

Baixe nosso e-book disponível sobre o assunto, e saiba mais!

Gostou? Possui alguma dúvida ou deseja fazer um projeto de  Organização Financeira na sua empresa?

Entre em contato conosco e marque um diagnóstico gratuito! CLIQUE AQUI