Como as técnicas de IA e aprendizado de máquina estão sendo aplicadas em projetos de Engenharia Mecânica, desde o design até a manutenção.

 

Primeiramente, vale pontuar a definição de Inteligência Artificial. É um conjunto de novas tecnologias que permitem aos aparelhos smart executarem várias funções avançadas de modo quase autônomo, representando um marco histórico na computação moderna. 

 

Atualmente, o uso de Inteligência Artificial tem crescido exponencialmente em diversos setores. Quando analisamos dentro da engenharia mecânica, a IA tem mostrado um papel importantíssimo, principalmente dentro das áreas de eficiência e inovação. Abordaremos alguns tópicos que o uso da IA já mostrou um grande avanço para a engenharia mecânica.

 

Qual é o impacto da inteligência artificial na Indústria mecânica

SEGURANÇA

 

Atualmente, o tópico de segurança é muito discutido e pautado quando se trata de engenharia, já que muitas vezes é uma área que trabalha em situações críticas, como em uma indústria metalúrgica, onde há a fusão e transporte de materiais à 1500°C. Nesses e em muitos outros casos, a IA pode ser muito útil, desde prever problemas e riscos inesperados, até operar máquinas pesadas evitando de operários colocarem suas vidas em risco. 

 

Nesse tópico, o machine learning também é de muita ajuda, já que isso permite que a IA consiga aprimorar sua habilidade na execução de uma tarefa ou na tomada de decisão mais precisa e justa frente a um problema, com mínima interferência humana, proporcionando a melhoria contínua da produção.

 

MANUTENÇÃO PREDITIVA

 

SIMULAÇÃO E MODELAGEM AVANÇADAS

 

Dois procedimentos amplamente utilizados dentro da engenharia mecânica são a simulação e modelagem de produtos. Inicialmente, pode-se pensar que a IA não conseguiria atuar nessas áreas, por serem feitas em sua grande maioria em softwares que devem ser operados por humanos. Mas em certos casos, o uso de uma IA que trabalha sozinha para realizar essas ações tem se mostrado muito útil. 

 

Um exemplo muito claro, é quando são realizadas simulações de fluidos. Esse tipo de processo costuma ser problemático devido às inúmeras variáveis presentes no comportamento de fluidos. Mas quando estamos aliados à uma IA, esses programas conseguem realizar simulações muito complexas, que seriam extremamente trabalhosas caso fossem feitas por um humano, de maneira muito mais eficiente e assertiva. Isso acaba por economizar tempo, esforço, mão de obra e entrega um trabalho muito mais completo do que o realizado por um humano.

ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO

 

Não é segredo pra ninguém que o setor de robótica e automação tem uma presença ampla de computadores e sistemas que trabalham sozinhos. Logo, é de se esperar que a IA entre com força nessa área.

 

Já existem sistemas que utilizam IA em robôs autônomos de manufatura, como a indústria automobilística, porém esse uso deve ser ampliado em áreas crescentes da engenharia. 

 

Além disso, ainda na área de fabricação, mas mais voltado para usinagem, a IA vem sendo usada para obter resultados mais precisos e eficientes em diversas operações do setor. Fábricas de corte, cisalhamento e furações, quando possuem máquinas mais complexas, estão começando a utilizar a IA em seu favor nesse sentido. 

 

Ademais, a IA também pode ser usada para solucionar problemas que poderiam surgir em setor deste, como por exemplo o desalinhamento de uma máquina, que poderia causar um erro e diversas peças, e por consequência, o descarte destas, hoje em dia pode ser notado e corrigido muito mais rapidamente com uso de programas que identificam essas falhas automaticamente.

 

SUSTENTABILIDADE

 

Nessa área, a inteligência artificial também pode ser muito útil, ajudando com o machine learning, por exemplo, já que, com essa ferramenta, a IA pode estar em um aprendizado contínuo, sendo muito importante para áreas como a questão de energia limpa. Em uma área como essa, o machine learning permitiria que a IA possa aprender novos métodos de energia, ou alterar a composição/funcionamento de tipos já existentes.

 

Ademais, cabe citar também a capacidade da inteligência artificial de desenvolver métodos para diminuir o desperdício de energia e aumentar a eficiência energética. Uma área que, pela demanda de inovação, poderia ser de muita utilidade ter uma IA como ferramenta.

inteligência artificial -IA

 

 

CAMINHOS PARA A INTELIGÊNCIA  ARTIFICIAL NA ENGENHARIA MECÂNICA

 

Com os tópicos abordados, é nítido que a IA vem sendo implementada rapidamente no mercado da engenharia mecânica, gerando grandes avanços em diversas áreas. Considerando o estado atual dos softwares de IA, que são tecnologias novas e pouco desenvolvidas, é de se esperar que com o passar do tempo essa influência e ajuda desse tipo de programa dentro da engenharia mecânica só aumente, com IA’s mais completas e que consigam fazer trabalhos cada vez mais complexos.

 

Além de ajudar nos processos já existentes, com o avanço dessa tecnologia, os limites atuais da engenharia podem ser quebrados, e novos horizontes surgem. Problemas e situações que hoje parecem quase impossíveis de serem resolvidos chegam cada vez mais perto de um resultado, tudo com a ajuda dessas novas tecnologias.

 

Em suma, a parceria entre a engenharia mecânica e as IA’s ainda pode gerar muitos frutos. Mas esse avanço está estagnado principalmente devido à insegurança e desconhecimento dos trabalhadores da área acerca dessas tecnologias, e também ao estado atual desses softwares, que ainda têm muitos pontos para serem aprimorados e desenvolvidos.

 

Quer saber mais sobre como a PJ pode te ajudar a atualizar o maquinário e planejamento da sua empresa com a Inteligência Artificial? Clique aqui para falar com especialistas! Estamos ansiosos pelo seu contato!

 

 

Entre em contato com nossa equipe pelo formulário abaixo, e caso queira saber de algum assunto relacionado, navegue pelo nosso blog ou nossas redes e descubra muitas outras dicas e informações.