Você sente que desperdiça recursos e obtém pouco retorno na sua empresa? Constantemente empresas usam seu capital para “apagar incêndio” e deixam sua estratégia de lado. As metodologias de análise de investimentos podem te ajudar a criar uma estratégia de investimento e, através da organização e estruturação, fazer com que você planeje o seu retorno no curto, médio e longo prazo!
Naturalmente, todos os investimentos sempre possuem alguma ou algumas motivações por trás. Seja aumentar a satisfação de seus clientes, gerenciar melhor os funcionários, otimizar processos ou prospectar mais clientes, se espera um resultado de qualquer investimento realizado. Entretanto, de acordo com a motivação desse investimento, pode-se considerá-lo como um investimento real ou financeiro. Por exemplo, um dono de uma livraria que pretende mudar o modelo de negócios e o espaço da livraria, adicionando um “espaço-leitura”, possui uma motivação diferente de um CEO que compra um ativo financeiro no mercado esperando retorno ao longo prazo. Enquanto no primeiro caso a motivação é a de fixar os clientes e evitar que “migrem” para os espaços concorrentes, no caso do CEO a única expectativa com o investimento é o retorno financeiro e a valorização dos ativos da empresa.
Os investimentos reais são aqueles que têm como objetivo final o aumento da venda ou produção de bens ou prestação de serviços. Como no primeiro exemplo, onde existe um custo (gasto) para a compra do novo mobiliário e reformar o espaço e há um benefício esperado no futuro (que os clientes fiquem mais tempo na livraria), e, claramente, essa retenção dos clientes gerará um aumento do volume de vendas na livraria e, se tiver sido uma boa escolha, fará com que o investimento se pague no longo prazo.
Depois de se ter mapeado e levantado as possibilidades de investimento dentro da empresa, é necessário que se priorize alguns desses investimentos para que a alocação de recursos seja feita da melhor maneira. Para isso, é preciso que se analise as diferentes oportunidades e suas interfaces, equilibrando os conceitos de custos, riscos e retorno:
A melhor definição de custo de oportunidade é “o benefício que você perdeu por uma determinada escolha realizada”. Você provavelmente lida com o custo de oportunidade em muitas das escolhas que você faz no seu dia-a-dia. Já em um contexto empresarial, as decisões são muito mais difíceis de serem tomadas por envolverem tempo e dinheiro. Se a empresa adquirir um maquinário que dura apenas metade do tempo que foi planejado para durar, por exemplo, evidencia uma tomada de decisão ineficaz e um investimento ruim. Provavelmente, a compra foi realizada pensando em um aumento de volume de negócios da empresa que não foi atingido.
O cálculo do custo de oportunidade, é específico e relativo de cada circunstância. Quando o assunto é investimento, entretanto, felizmente, a situação é mais simples. Existem indicadores, como a Selic e o CDI, que são seguros e confiáveis para a avaliação de um investimento. Para se calcular custo de oportunidade de um Investimento Real, uma boa estratégia é levantar todos os gastos que serão necessários para o investimento e estimar o retorno esperado com a aquisição, e, assim, comparar esse valor com o retorno de um investimento em algum tipo de Renda Fixa, por exemplo.
Uma das ferramentas para se fazer esse cálculo é a Calculadora do cidadão oferecida pelo Banco Central.
No mundo dos investimentos, risco e retorno são sempre dois conceitos que andam de mãos dadas. Naturalmente, quanto maior o risco, maior o retorno esperado sobre o valor investido. Para garantir o objetivo esperado com o investimento, é fundamental que você saiba como otimizar o equilíbrio entre esses dois conceitos.
O primeiro passo é conferir se o objetivo está bem definido para todos os afetados pelo investimento, e se ele é SMART: específico, mensurável, alcançável relevante e temporal. Isso faz com que todos os funcionários envolvidos saibam onde a empresa quer chegar e até quando têm para alcançar esse objetivo. Após a clarificação do retorno esperado e a garantia que está alinhado com a estratégia da empresa, é necessário levantar os riscos de mercado, liquidez, crédito, operacionais e legais e compará-los com o perfil de investimento da empresa (conservadora, moderada ou agressiva).
É importante também, para ter uma análise de investimento mais assertiva, possuir um negócio que é gerido a partir da estratégia, confira aqui, um post onde nós ensinamos a você a como gerir sua organização.
Assim, com as oportunidades de investimento mapeadas e priorizadas, com os retornos almejados bem clarificados e definidos, e com os riscos de investimento alinhados com o perfil da empresa, você já tem todos os insumos para fazer o investimento mais adequado para sua empresa e só basta esperar para ver os retornos! Nessa fase, é importante se manter atento quanto aos resultados. Uma boa prática é monitorar os indicadores do investimento semanalmente e verificar se a estratégia planejada condiz com a realidade e tomar decisões embasadas!
Caso você se interesse em compreender melhor como um projeto de Análise de Investimentos pode ajudar a sua empresa a utilizar melhor as informações que vocês já tem para alavancar a tomada de decisões no seu negócio, não perca essa oportunidade e entre agora em contato conosco por ESSE LINK.
Autor: Felipe Malta
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