Antes de criar um produto novo é fundamental, primeiro, analisar se ele é realmente viável e se tudo funciona realmente como esperado. Para isso, realiza-se um protótipo, ou seja, uma versão mais simples da ideia. Assim, a prototipagem permite tirar uma ideia do papel, reduzindo os riscos de algo dar errado ao longo do projeto.

 

O que é um Protótipo?

Por trás de qualquer produto inovador lançado no mercado, sempre existe algum modelo similar àquele criado anteriormente, chamado protótipo. O protótipo é uma versão inicial e bem mais simplificada de uma mercadoria, com ele, você aumenta as chances do seu produto ser viável e também certifica o seu funcionamento da maneira que idealizou. Além disso, ele é essencial para garantir que boas ideias não fiquem apenas no papel.

 

Benefícios da Prototipagem

Imagine criar um produto completo, com acabamento externo e tudo mais, e em apenas algumas semanas de uso uma pequena engrenagem interna está irregular e não gira mais. Isso torna a sua mercadoria inútil e gera a necessidade de montar um novo produto. Dessa forma, a fim de prevenir essa ocorrência, um protótipo é criado justamente para testar todos os seus subsistemas e garantir que sua mercadoria final seja totalmente funcional.

 

O protótipo é ideal para você que, por exemplo, pretende lançar algo novo no mercado e almeja conseguir a ajuda de um investidor anjo. Isso ocorre pois sua fabricação utiliza materiais com menor valor de investimento, como plásticos e impressão 3D, sem necessidade de um acabamento externo, comprovando a sua usabilidade e gastando menos recursos. Logo, diminui o risco de algo dar errado no produto final e apresenta todas as funcionalidades do seu projeto.

 

 

Prototipagem

 

Classificação dos protótipos

Existem vários tipos de protótipos e suas finalidades, aqui estão alguns deles:

 

  • Viabilidade: Averiguar se um produto é realmente viável para se produzir;
  • Função: Testar determinadas funções dos subsistemas de uma mercadoria já existente ou de uma nova;
  • “Look and feel”:  Fabricar o protótipo e, a partir dos teste, determinar melhorias que deverão ser aplicadas a partir da coleta de feedback (práticos e da visão do cliente);
  • Implementação: Provar que tal protótipo se encaixa naquela ideia inicial, dando oportunidade de aprimorar o conceito antes que seja aplicado no mercado;
  • Integração: Testar se o protótipo encaixa na integração com outros sistemas antes da fabricação do produto final;
  • Fidelidade: Corresponde ao nível de semelhança com o produto final, pode ser alta, média ou baixa, depende dos objetivos dos clientes.

 

Etapas da elaboração de um protótipo

 

como realizar uma prototipagem

 

  • Seleção do tipo de protótipo e desdobramento de testes: Seleção de qual tipo cabe no seu contexto e, a partir disso, definir quais testes serão necessários e quais são os resultados esperados a partir desses testes
  • Seleção de fornecedores, fabricação e testes: Realização da quantidade de teste necessários, sempre tendo como premissa os resultados esperados.
  • Relatório: Elaboração de relatório detalhado com todos os processos realizados, conclusões, possíveis mudanças e melhorias, relação de orçamentos e fornecedores.
  • Premissas: Elementos de projeto mecânico necessários para a prototipagem previamente elaborados, como modelagem e simulação 3D

 

Como fazer um protótipo?

 

Lembrando também que a prototipagem perpassa por outros projetos mecânicos, como o projeto conceitual previamente realizado, além de manuais técnicos de extrema qualidade. Tudo isso será realizado pela própria PJ, em constante validação e parceria com o cliente.

 

Se você tem alguma ideia em mente e pretende concretizá-la, mesmo que seja bem superficial, nós também podemos te auxiliar da melhor maneira possível, não perca tempo, entre em contato com a PJ Consultoria por meio de um diagnóstico gratuito em nosso site.