A ISO é uma organização que publica normas mundialmente reconhecidas nas mais diversas áreas. Destaca-se dentre elas, a família ISO 9000, um conjunto de normas que buscam padronizar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma empresa. Dentre essas normas, a mais conhecida é a ISO 9001, na qual se encontram determinados quais são os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade.

 

Há alguns anos foi publicada a versão mais recente, ISO 9001:2015, que foi desenvolvida com o objetivo de se readequar ao cenário atual.

Quais são as novidades em relação à versão anterior?

Uma das grandes novidades é o alinhamento com o lado estratégico da empresa. Além de entender o contexto em que a empresa está inserida, deve existir uma preocupação real em compreender os requisitos e necessidades das partes interessadas, ou seja, clientes, fornecedores, funcionários ou até a própria sociedade. Outro fator importante é que o Sistema de Gestão da Qualidade estabelece métodos para medição do desempenho dos processos de uma empresa, bem como a definição de ações para corrigi-los ou melhorá-los. Isso tudo, juntamente com um dos princípios da gestão qualidade, “Abordagem factual para a tomada de decisão”, contribui para que a direção possa tomar decisões mais eficazes e certeiras e não apenas baseadas em suposições.

Além disso, a nova ISO foi inteiramente desenvolvida em cima da mentalidade de riscos. Riscos são, de acordo com a norma, todas aquelas possibilidades que se diferenciam do resultado esperado, sejam positivas ou negativas. A gestão de riscos consiste na identificação deles e na definição de ações de modo que os problemas possam ser evitados ou minimizados e os benefícios maximizados. Varias ferramentas da qualidade podem ser utilizadas com essa finalidade – FMEA, 5W2H, GUT -, mas o ponto principal é a implantação dessa mentalidade na empresa, de modo que todos pensem e ajam em função desses riscos.

Apesar da norma servir como base para padronização, ela é ampla e flexível o suficiente para se moldar às diferentes necessidades de cada organização. Porém, era muito comum que empresas buscassem a certificação na norma com o objetivo de poderem participar de licitações ou atenderem as exigências de clientes. Por isso, acabou criando-se um modelo engessado e burocrático para o SGQ, de modo a apenas passar em uma auditoria e conseguir um certificado. Uma das principais melhorias das versão 2015 é justamente um modelo mais dinâmico e com menos documentos a se preencher.

A ISO 9001 pode ser aplicada na minha empresa?

A ISO pode ser aplicada em qualquer empresa, independente do ramo. A parte mais importante é o comprometimento de todos os envolvidos para que, assim, a instituição usufrua das inúmeras vantagens que um Sistema de Gestão da Qualidade consistente e funcional pode lhe oferecer.

Para saber mais sobre a ISO 9001, veja um de nossos artigos:

CASE DE SUCESSO – Adequação à Norma ISO 9001

 

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