Muitas pessoas  pensam que gastos, despesas e custos são a mesma coisa. Entretanto, é muito importante saber o que cada uma dessas palavras significam. 

Quais são os gastos de uma empresa?

Os gastos podem ser definidos como as saídas de recursos financeiros da empresa, o que sempre resultará em uma variação patrimonial. Podem ser compreendidos, no contexto empresarial, como as saídas financeiras (desembolsos) com que uma organização se compromete a arcar, com o objetivo de realizar sua atividade fim seja ela qual for. 

Dessa forma, é importante entender que suas atividades e sua receita dependem dos gastos que você realiza. Nesse sentido, é importante fazer a otimização de seus gastos, a fim de maximizar os lucros de um negócio, o que depende de uma gestão e organização financeira eficiente. 

 

gastos

 

Diferenças entre gastos

As empresas então podem ter vários tipos de gastos diferentes. Alguns deles são:

  • Custos:

Os custos são aqueles gastos relacionados à produção. São todos aqueles que têm como fim a obtenção do produto/serviço que estamos produzindo. Como exemplos comuns, o custo de matéria-prima e o salário dos profissionais envolvidos na produção podem ser classificados como custos .

  • Despesas:

As despesas são gastos necessários para a manutenção da atividade fim, mas sem estar diretamente ligadas a ela. Podem ser impostos, aluguel de escritório (quando não relacionado à produção do produto/serviço fim), salários de profissionais da parte gerencial da empresa.

  • Investimentos:

Investimentos (ou gastos de investimento) são gastos realizados com o intuito de obter benefícios em períodos futuros. Exemplo de investimento seria a compra de cursos e treinamentos para os funcionários da empresa, situação em que se espera ter um retorno futuro sobre esse gasto na produtividade da empresa. 

  • Gastos não operacionais:

Os gastos não operacionais são classificados como aqueles não previstos no orçamento da empresa, mas que são necessários para que ela continue suas atividades. Exemplo de gastos não operacionais são: a troca de equipamentos com defeitos, desperdício de matéria prima por má utilização ou até mesmo a capacidade ociosa de uma máquina.

 

Um fato a se levar em consideração é que um item pode ser mais de um tipo de gasto, a depender de sua utilização ao longo do tempo. Um maquinário que otimiza a produção, ao ser comprado, pode ser considerado um investimento, pois é esperado que retorne benefícios futuros. Contudo, ao considerar o momento da produção, em que é utilizado para transformar a matéria-prima em produto, pode ser elencado como um custo, já que está ativamente presente na geração do produto/serviço fim.

 

Tipos de custos

Dentre os tipos de gasto, o custo é um dos mais importantes em termos gerenciais, pois está diretamente relacionado à operação. Eles podem ser subdivididos entre diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.

  • Custos diretos:  são aqueles que podem ser atribuídos sem dificuldades diretamente a um produto/serviço. Não há a necessidade de se utilizar critérios de alocação para distribuí-los. Para exemplificar, podemos imaginar o caso de uma produção de sucos, dentre eles, de limão, abacaxi e laranja. Fica claro que o custo do limão, no caso, deve ser atribuído ao produto suco de limão, o custo do abacaxi ao suco de abacaxi e a laranja ao suco de laranja;

 

  • Custos indiretos:  são aqueles que necessitam de um critério de distribuição para serem atribuídos a um produto. Por exemplo, quando em um sistema produtivo são produzidos diferentes produtos, o salário de um trabalhador da produção não deve ser atribuído no fim a um desses produtos apenas. É mais correto que esse custo seja rateado entre todos os produtos do qual participa na produção. Para isso, geralmente é utilizado algum critério de rateio (exemplo: quantidade de horas despendidas pelo trabalhador na produção de cada produto); 

 

  • Custos fixos: são aqueles que não dependem do volume produzido. Ou seja, mantém- se constantes mesmo que a produção aumente. São facilmente previstos e costumam se repetir ao longo do tempo. Exemplos de custos fixos são: o aluguel do imóvel da fábrica, o salário de profissionais de cargos gerenciais da fábrica, seguros.

 

  • Custos variáveis: são os custos que variam direta e proporcionalmente ao volume de atividade da empresa. Ou seja, quanto mais unidades de um produto ou serviço são geradas, maior será o custo variável. Exemplos são a matéria prima e os insumos produtivos.

 

Outros conceitos relacionados a custos importantes são “custo de produção”, “custo de produção acabada” e “custo de produtos vendidos”. Eles são utilizados para fins e cálculos gerenciais, agregando exatidão sobre o valor de custo a considerar ao se fazer o planejamento e relatórios financeiros.  

  • O custo de produção diz respeito à soma de todos os custos incorridos em um período na fábrica ou local de produção.
  • O custo de produção acabada se diferencia do anterior ao considerar apenas a soma dos custos de produtos que tiveram a produção finalizada dentro do período considerado.
  • Já o custo de produtos vendidos (CPV) considera nos cálculos apenas os produtos vendidos no período considerado, não importando a data de produção e quanto tempo ficou em estoque. 

Ter consciência de qual desses indicadores utilizar em seus cálculos é importante para não repetir o mesmo valor do custo de um produto e otimizar as análises e previsões financeiras.

 

Tipos de despesas

Assim como os custos, as despesas também podem ser classificadas como fixas ou variáveis. Despesas fixas são aquelas que permanecem constantes, independentemente do volume de vendas ou prestação de serviços, como salários de cargos administrativos. Já as despesas variáveis seguem proporcionalmente a variação no volume de receitas, assim como ocorre nos custos. Portanto, comissões de vendas e impostos sobre faturamento são classificados como despesas variáveis.

 

Qual a importância de calcularmos corretamente os custos

O controle de custos, despesas e demais tipos de gastos são essenciais para o gerenciamento da saúde financeira do negócio. É imprescindível que se faça a coleta desses dados e análises em cima deles, com o fim de direcionar estrategicamente os recursos e planos de ação que se pode realizar em vista de melhorias na empresa.

Aprofundando no controle gerencial dos custos, o conhecimento dos métodos de custeio permite alocar de maneira correta os custos aos produtos/serviços e pode ser feito de maneira simples.

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