Mercado Alvo: como definir em 5 passos usando Pesquisa de Mercado

Você quer tornar a sua estratégia mais eficaz, mas ainda não sabe como definir o tamanho do seu mercado alvo? Em 5 passos a PJ ensina como encontrar o seu público através da Pesquisa de Mercado!

 

Primeiramente, é importante entender alguns conceitos básicos:

O que é Pesquisa de Mercado?

A Pesquisa de Mercado é uma maneira de conhecer o mercado em que você se situa ou deseja entrar. Ou seja, quando realizada corretamente, ela oferece informações consistentes que tornam o processo decisório mais preciso.

Quer saber mais? Confira aqui por que fazer uma Pesquisa de Mercado.

Bom, você já sabe o que é uma pesquisa de mercado. Agora vamos entender o que é o famoso mercado alvo e a sua importância!

Mercado Alvo

O mercado alvo, ou público alvo, nada mais é do que o segmento do mercado que contém um grupo de clientes com necessidades similares às que a empresa deseja atender. 

As características do que está sendo vendido e estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, personalidade) são alguns dos fatores que determinam o segmento.

Sendo assim, vale observar que o mercado alvo não é aquele que você gostaria: é aquele que pode consumir o seu produto!

Basicamente, ao definir esse público as seguintes perguntas devem ser respondidas:

  • Quem está comprando?
  • O que está comprando?
  • Por que está comprando?

Você se lembra da Pesquisa de Mercado? Ela é usada aqui e vai ser o meio de obtenção dessas informações que darão base para que boas decisões sejam tomadas.

Dá uma olhada nesse case de sucesso da PJ para entender melhor como uma Pesquisa de Mercado funciona na prática!

Além disso, quando falamos de mercado alvo, é muito importante entender o tamanho desse mercado. 

Tamanho do mercado alvo: qual a sua importância e como calcular

O cálculo do tamanho do mercado alvo responde a questões estratégicas sobre os níveis de investimento nos objetivos de negócios e crescimento rentável. Além disso, essa medida serve para entender o potencial de oportunidades para a empresa.

Identificou algum ponto que pode ajudar o seu negócio? Tem interesse em conhecer melhor o trabalho de Pesquisa de Mercado da PJ? Entre em contato com a nossa equipe clicando AQUI!

Como calcular o tamanho do mercado alvo?

  1. Defina o mercado
  2. Determine a sua abordagem
  3. Selecione fontes para analisar o tamanho do mercado
  4. Estruture os dados
  5. Analise os dados

Continue acompanhando para entender melhor cada um deles.

1. O que eu faço para definir o meu mercado alvo?

Definir o mercado alvo deve ser o primeiro passo para que, no futuro, seja possível encontrar o tamanho dele. Desta forma, uma vez que está bem estabelecida, a definição do público não deve ser abandonada!

Em alguns casos, o tamanho do mercado considera uma área geográfica específica que precisa estar delimitada.

Por exemplo, um investidor deseja investir em uma loja de cortinas em um determinado bairro. Antes de realizar o investimento, ele quer saber o tamanho do público naquela região. Para isso, é necessário considerar a parcela de moradores do bairro que são o público alvo.

2. Determinar a abordagem: qual será?

Em segundo lugar, é preciso escolher como será feita a abordagem. Existem duas metodologias básicas para determinar o tamanho do mercado e o ideal é que elas sejam usadas em conjunto.

Descendente

  • Determina a porcentagem que o mercado alvo representa em relação a todo o mercado.
  • É uma análise mais rápida e ideal para uma avaliação mais simples.
  • Raramente fornece os detalhes necessários para uma verdadeira análise de oportunidade.

Ascendente

  • Mais válida, resultados mais certeiros.
  • Menos provável de incluir renda e outras características que não correspondem ao público definido, e por isso, não são acessíveis.

3. Quais fontes eu devo usar para medir o tamanho do mercado alvo?

As fontes usadas para estimar o tamanho do mercado podem variar dependendo das situações.

Certamente, é recomendado que diferentes fontes sejam usadas em conjunto para uma análise mais real. Alguns exemplos de fontes:

  • Pesquisa primária (pesquisa de campo, permite suposições melhor informadas);
  • Pesquisa secundária ou documental (que é a forma de pesquisa mais utilizada e busca dados já existentes);
  • Pesquisas na Web (permitem buscas gratuitas ou a baixo custo)
    • Análise de artigos, relatórios, anúncios, pesquisas feitas por associações comerciais…

Sendo assim, essas pesquisas permitem conhecer e determinar tendências e estimativas do mercado.

Aqui você consegue saber mais sobre as fontes que a PJ usou em mais um case de sucesso!

4. Por que estruturar os dados? 

Estruturar os dados de uma forma que facilite a sua visualização e entendimento é tão importante quanto obtê-los. Essa estruturação pode ser feita por grupos ou tópicos.

5. Como é feita a análise dos dados?

Por último, mas não menos importante, devemos analisar os dados que obtivemos durante a pesquisa de mercado!

Muitas vezes, é necessário utilizar diferentes abordagens, metodologias e fontes. Assim, os dados coletados serão mais relevantes e verídicos. Como resultado, isso aumenta a confiabilidade dessas estimativas.

Entretanto, no caso de resultados que divergem muito, podem ser realizadas pesquisas adicionais.

 

Pesquisa de Mercado na PJ

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